Edital do vestibular 2019 da UEMANET para cursos de graduação a distância – EaD UEMA

Compartilhe esta postagem:

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), através do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET), publicou o edital do Processo Seletivo Simplificado – Vestibular EaD UEMA 2019, destinado a selecionar candidatos para os Cursos de Graduação (Cursos Superiores), a Distância, que se iniciarão no primeiro semestre de 2019. Estão sendo oferecidas 3.325 vagas distribuídas em 33 cidades polos do Maranhão. Veja abaixo os procedimentos para inscrição e a lista de cursos por cidades.

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feitas no período de 1º de outubro a 02 de novembro de 2018prorrogadas até 09 de novembro de 2018, somente pela internet no link no final desta postagem. Pode se inscrever quem já terminou o ensino médio ou está cursando 3º ano em 2018; também pode participar quem já concluiu qualquer outro curso superior e queira fazer outra graduação. Quem ainda está cursando a graduação não pode participar (somente se em 2019 já tiver concluído totalmente o curso atual): lei Nº 12.089 de 11 de novembro de 2009 proíbe que uma mesma pessoa ocupe 2 (duas) vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior; você pode fazer diversos vestibulares, caso passe em todos, terá que optar por apenas um curso, isso vale por exemplo, para quem já se inscreveu no PAES 2019 e também quer fazer o vestibular UEMANET 2019.

TAXA e ISENÇÃO

A taxa de inscrição é de R$ 50 e pode ser paga até o dia 12 de novembro de 2018. Quem ganhou a isenção da taxa de inscrição do tradicional vestibular da UEMA (PAES 2019), também está isento da taxa do vestibular UEMANET 2019 (Veja a lista de isentos).

PROVA e CONTEÚDO A SER ESTUDADO

As provas estão previstas para serem realizadas no dia 27 de janeiro de 2019, período da tarde, nas respectivas cidades polos listadas abaixo. A prova terá o total de 44 questões objetivas estilo ENEM sendo 12 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 16 de Ciências Humanas e suas Tecnologias e 16 de Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e mais a redação. A lista de conteúdo a ser estudado para cada uma dessas disciplinas consta a partir da página 34 do edital. O local de prova será disponibilizado cerca de uma semana antes da prova (a partir de 21 de janeiro – conforme cronograma do edital) em matéria a ser publicada aqui no site (link no final da matéria).

Exclusivamente para os candidatos ao curso de Licenciatura em Música, antes da prova objetiva, terão que fazer um Teste de Habilidade Específica (dia 09 de dezembro de 2018), conforme normas que contam no item 8 e seus subitens (página 7) e no apêndice F (página 31) do edital. O local desse teste já está disponível no link abaixo. Caso não seja aprovado neste teste, o candidato continua inscrito e concorrendo normalmente à segunda opção de curso que escolheu no momento da inscrição.

APOSTILA específica para vestibulares com questões estilo ENEM (UEMANET 2019)

COMO FUNCIONAM OS CURSOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?

Os cursos ofertados são na modalidade educação a distância (EaD), ou seja, as aulas serão ministradas via internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de apostilas em PDF e/ou videoaulas e/ou outros formatos, conforme metodologia do professor de cada disciplina.

O aluno precisará comparecer ao polo somente quando houver os encontros ou aulas presenciais com atividades práticas e para fazer as provas, sempre nos finais de semana e avisados com antecedência. Dessa forma, mesmo quem não mora na cidade polo, pode se inscrever e fazer o curso morando em qualquer outra cidade.

De quanto em quanto tempo serão os encontros? A periodicidade dos encontros pode variar de curso para curso, de disciplina para disciplina, poderá ser uma única vez ou duas vezes por mês, ou mais… a periodicidade exata dos encontros será conhecida somente no decorrer do curso, conforme for sendo realizada cada disciplina (em média – não em regra absoluta – os encontros acontecem a cada 15 dias).

TIPOS DE CURSOS E DURAÇÃO

O que são cursos de Tecnologia (ou Tecnólogo)? São cursos superiores, portanto graduação, de curta duração, em média 2 ou 2,5 anos. Não confunda com cursos técnicos (nível médio). Os cursos tecnólogos estão mais focados na prática (não muito na pesquisa científica) e têm a mesma validade que os cursos de 04 ou 05 anos.

Bacharel/Bacharelado: forma profissionais generalistas na respectiva área do curso. O estudante tem um panorama amplo da área, com disciplinas teóricas e algumas práticas. A duração média é de 04 anos.

Curso de Licenciatura: destinado para formação de professores que desejam atuar no ensino na respectiva área do curso. A duração média é de 04 anos.

Licenciatura em Pedagogia: formação de professores para ministrar aulas na educação infantil e/ou ensino fundamental do 1º ao 6º ano e/ou também atuar como coordenação ou supervisão pedagógica e/ou outras funções pedagógicas em instituições de ensino. A licenciatura nas outras áreas habilita o profissional a ministrar aulas na respectiva área de formação no ensino fundamental de 6º ao 9º ano e no ensino médio.

LISTA DE CURSOS POR CIDADES POLOS

Cada curso, em cada cidade, oferece o total de 35 vagas, sendo: 29 para concorrência universal, 04 para cota negros e/ou indígenas e 02 para cota de deficientes.

• Anapurus: Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Pedagogia

• Arari: Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Música

• Bacabal: Licenciatura em Física, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Filosofia, Tecnologia em Gestão Comercial

• Balsas: Licenciatura em Física, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Música, Tecnologia em Gestão Comercial

• Barra do Corda: Licenciatura em Física, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Música, Tecnologia em Gestão Comercial

• Cândido Mendes: Licenciatura em Música, Licenciatura em Pedagogia

• Carutapera: Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Música

• Caxias: Licenciatura em Filosofia, Tecnologia em Alimentos

• Codó: Bacharel em Administração Pública, Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia em Segurança do Trabalho, Tecnologia em Gestão Comercial


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

• Coelho Neto: Licenciatura em Física, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Música

• Colinas: Licenciatura em Física, Licenciatura em Geografia, Tecnologia em Alimentos

• Coroatá: Bacharelado em Administração Pública, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Música, Tecnologia em Segurança do Trabalho

• Dom Pedro: Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Música

• Fortaleza dos Nogueiras: Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Pedagogia

• Humberto de Campos: Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Filosofia

• Itapecuru-Mirim: Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Música, Tecnologia em Alimentos

• Lago da Pedra: Licenciatura em Música, Licenciatura em Pedagogia

• Nina Rodrigues: Licenciatura em Música, Licenciatura em Geografia

• Paraibano: Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Geografia

• Penalva: Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Pedagogia

• Pedreiras: Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Música, Tecnologia em Alimentos

• Pinheiro: Bacharel em Administração Pública, Licenciatura em Música

• Presidente Dutra: Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Música

• Santa Inês: Bacharelado em Administração Pública, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Física, Tecnologia em Gestão Comercial

• Santa Quitéria: Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Pedagogia

• São Bento: Bacharelado em Administração Pública, Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia em Gestão Comercial

• São João dos Patos: Bacharel em Administração Pública, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia em Gestão Comercial

• São Luís: Bacharelado em Administração Pública, Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Física, Licenciatura em Música, Tecnologia em Segurança do Trabalho, Tecnologia em Alimentos

• Timbiras: Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Música, Licenciatura em Pedagogia

• Timon: Bacharel em Administração Pública, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Música, Tecnologia em Segurança do Trabalho

• Viana: Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Música

• Vitorino Freire: Licenciatura em Física, Licenciatura em Geografia

• Zé Doca: Bacharelado em Administração Pública, Licenciatura em Física, Licenciatura em Geografia, Tecnologia em Alimentos

LINKS PARA ACESSO DOS CANDIDATOS

INSCRIÇÕES on line

EDITAL do vestibular UEMANET 2019 para cursos de graduação a distância – EaD UEMA PDF

Retificação 01 DOC

LOCAL do Teste de Habilidade Específica para candidatos de Licenciatura em Música

Ao acesse o link acima, entre com seu CPF e senha que criou no momento da inscrição, e clicar em “Vestibular EAD UEMA 2019”.

GABARITO do Teste de Habilidade Específica – PDF

RESULTADO preliminar do Teste de Habilidade Específica

Quem não passou no Teste de Habilidade Específica de Licenciatura em Música, continua concorrendo normalmente no vestibular na segunda opção de curso que escolheu no momento da inscrição.

Local de Prova

Prova e Gabarito

Matéria com o RESULTADO FINAL

Download das provas de vestibulares anteriores da UEMA

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

17 Comentários

  1. Unknown disse:

    Tem vestibular a distância em Imperatriz

  2. Unknown disse:

    Cadê Açailândia aí gente? Fala sério, decepcionada.

  3. Lanna disse:

    Este comentário foi removido pelo autor.

  4. Unknown disse:

    Por q para Açailândia não foram ofertado vagas? Cidade com uma das maoires economias do estado onde se encontra um polo industrial significativo para o estado, corta um das melhores ferrovia do mundo a EFC e nao tem nhenhum curso ofertado? Muita falta de Critério. Ou politicagem memsmo.

  5. Unknown disse:

    Cadê O polo de Açailândia, não entendi pq ficou de fora.

  6. Unknown disse:

    Cadê o polo de urbano santos?
    Pq não foram oferecidas vagas pra urbano santos?

  7. Lanna disse:

    Este comentário foi removido pelo autor.

  8. Unknown disse:

    cadê o polo de Açailândia?

  9. Unknown disse:

    Quero fazer física e o lugar mais próximo e barra do corda por tem outro que lago da pedra mais lá não te física então eu tenho que colocar o local da prova em barra do corda e isso?

  10. Raimundo de Castro disse:

    Não. Escolha o curso, município onde deseja estudar e município onde deseja fazer a prova.

  11. Unknown disse:

    Cader os cursos pra imperatriz

  12. Unknown disse:

    Tem pra são Bento

  13. Elane disse:

    Eu não consigo fazer minha inscrição… na Internet da errado direto … o que eu faço

  14. Unknown disse:

    Paguei a minha inscrição ontem e até agora não consta pagamento

  15. Unknown disse:

    Quem não pagou na data, pode pagar outro dia??

  16. Unknown disse:

    Pode pagar o boleto depois da data indicada??

  17. Unknown disse:

    O local das provas vão se publicada somente no site ou vamos receber pelo o email??