segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Convite para o III Encontro Maranhense de Agroecologia em Bacabal - MA

O III Encontro Maranhense de Agroecologia (III EMA) ocorrerá entre os dias 01 a 03 de março de 2018, no Campus de Bacabal da Universidade Federal do Maranhão (UFMA Bacabal). O objetivo é reunir pessoas de todas as regiões do Estado que estão diretamente envolvidas na construção da Agroecologia, como agricultores(as) familiares, camponeses, povos indígenas, comunidades quilombolas, quebradeiras de coco babaçu, etc.



A organização do III EMA é feita pela Rede de Agroecologia do Maranhão (RAMA), uma rede estadual formada por organizações, redes e movimentos sociais. Com o lema “Agroecologia no Maranhão: Fortalecendo o Campo e a Cidade” o III EMA pretende reunir em Bacabal as organizações do Campo Agroecológico Maranhense para debater, trocar experiências, fortalecer a construção da Agroecologia no estado através da ampliação da RAMA, demonstrando que a verdadeira Agroecologia praticada no Maranhão é realizada pelas comunidades tradicionais, povos indígenas e pela Agricultura familiar camponesa.


O III EMA é parte do processo preparatório do IV Encontro Regional de Agroecologia da Amazônia (IV ERA Amazônia) que acontecerá em Belém (PA) entre os dias 01 a 05 de abril de 2018 e para o maior evento de Agroecologia do mundo que vai para sua 4ª edição – IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA) que acontecerá entre os dias 31 de maio a 03 de junho em Belo Horizonte (MG).

O III EMA, a partir das temáticas e das experiências visitadas e refletidas no processo preparatório realizado no âmbito das Caravanas Agroecológicas e Culturais, buscará identificar, discutir e refletir sobre os principais avanços do movimento agroecológico, na perspectiva de gerar referenciais e de fortalecer os processos de resistência e resiliência em curso no estado, da mesma forma, buscará identificar e promover o debate público dos principais desafios que o movimento agroecológico enfrenta no estado, na perspectiva de viabilizar coletivamente estratégias organizacionais e de incidência e controle social de política públicas que possam contribuir para mitigação ou superação desses obstáculos.

Esses debates e reflexões ocorrerão de forma dinâmica e participativa materializadas nas apresentações criativas dos resultados das Caravanas (carrosséis), mesa de diálogo, conversação e reflexão, espaços de trocas de experiências, aprendizados e sabedorias agroecológicas, grupos de trabalhos, plenárias, feiras de sabores e saberes, atrações culturais, carta política, ato público e negociação com representantes do governo do estado.

Os interessados em participar devem consultar as informações detalhadas na carta convite e programação no link abaixo.

Carta convite e PROGRAMAÇÃO do III EMA (PDF)

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: