segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Curso de Pedagogia Bilíngue será implantado na UEPA (Universidade Estadual do Pará)

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) vai implantar em 2017 o curso de graduação em Pedagogia Licenciatura na perspectiva Bilíngue – Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa. O objetivo do curso é a formação de professores, gestores educacionais e pessoas com surdez aptas a atuar na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).


Esse curso de Pedagogia Bilíngue é o primeiro no Brasil e será implantado através de uma parceria com o Ministério da Educação (MEC) por meio do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines/RJ). A previsão é que o Edital seja divulgado ainda neste primeiro semestre de 2017 9sem data exata no momento). O curso terá duração de quatro anos e meio.


O curso de Pedagogia Bilíngue da UEPA será na modalidade de Educação a Distância (EaD), semipresencial, com polos em diversas cidades do Pará. Isso significa que mesmo quem não mora na cidade polo poderá fazer o curso, ou até mesmo quem mora em outros estados. Os encontros presenciais para realização de atividades práticas, seminários e provas, serão realizados sempre nos finais de semana e as datas avisadas com antecedência.

A coordenadora da graduação, professora Maria Joaquina Nogueira, confirma a necessidade de formar profissionais preparados a ensinar a primeira língua dos surdos. “O curso vem para suprir a lacuna na Educação Infantil. Temos o índice de 95% de crianças surdas que são filhos de pais ouvintes. A escola é o local para a criança aprender a sua língua natural. A maioria dos professores não estão preparados. São raras as exceções. Nada mais digno para a criança do que aprender a Língua Brasileira de Sinais”, ressalta a educadora.

SALA DO FUTURO NA UEPA

Para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem dos futuros acadêmicos do curso, a UEPA contará com o que há de mais tecnológico em sala de aula. O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Campus I da UEPA, terá a Sala Revoluti, também conhecida como Sala do Futuro. O nome se justifica ao fato de o ambiente escolar não ter lousa magnética e obedecer a inovadora estrutura de mesas e cadeiras.

Bolsas de Estudo em cursos de Graduação e Pós-graduação

Na Sala do Futuro haverá um computador acoplado na mesa de cada aluno. As mesas informatizadas são totalmente flexíveis, facilitando a formação de duplas e trios. A sala ampla, totalmente climatizada, permite a locomoção do professor e dos próprios alunos entre as mesas e cadeiras, com possibilidades na mudança do layout, conforme as atividades. O espaço LEVA o nome do surdo que impulsionou a criação da Associação de Surdos de Belém, Claudio Tholstoi Pinto.

O convênio com o Ines, referência em educação de surdos, foi firmado em 18 de junho de 2016 e está fechado pelos próximos cinco anos. Durante esse tempo o curso abrirá o total de 150 vagas, 30 em cada ano.

Com essa graduação, a UEPA reforça o cumprimento do Plano Nacional dos Direitos de Pessoas com Deficiência – Plano Viver sem Limite, ao propor a formação docente baseada na realidade multilíngue do país e assegurando os direitos linguísticos das pessoas surdas.
__________________________
Com informações da UEPA.
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: