Inscrições para o vestibular da UEMA PAES 2016: 20 de julho a 21 de agosto de 2015

Compartilhe esta postagem:

As inscrições para o vestibular PAES 2016 – Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), podem ser feitas no período de 20 de julho a 21 de agosto de 2015, somente pela internet, cujo link está no final desta notícia.

► COMPARTILHE NO FACEBOOK

► COMPARTILHE VIA WHATSAPP

Para se inscrever no PAES 2016 o candidato deve acessar o link de inscrição (mais abaixo), inserir o CPF, optar por um dos sistemas de vagas (universal ou especial 1 ou 2), optar por uma língua estrangeira, selecionar o curso desejado, preencher e imprimir o requerimento de inscrição, gerar boleto bancário e efetuar o pagamento até o dia 24 de agosto de 2015.

Quem pretende concorrer a uma das vagas de cotas, deve verificar no edital as exigências específicas, bem como os prazos em caso de envio de documentação para comprovar a qualificação para a cota desejada.

A taxa de inscrição é de R$ 75,00. Quem ganhou isenção da taxa não precisa pagar, mas deve fazer o procedimento de inscrição, a diferença é que nesse caso, não será gerado nenhum boleto. A lista de isentos pode ser acessada pelo link mais abaixo.

Para reimprimir o boleto de pagamento, basta acessar novamente o sistema como se fosse fazer uma inscrição, ao inserir o CPF e clicar em “Enviar” o sistema vai detectar que já existe uma inscrição feita e vai aparecer o link para imprimir a segunda via do boleto.

Durante todo período de inscrição, também é possível fazer alterações no requerimento de inscrição, bastando acessar o sistema de inscrição, inserir o CPF e clicar no link “Alterar requerimento de inscrição”.

APOSTILA para vestibulares em geral e ENEM

APOSTILA para vestibulares em geral e ENEM, obtenha a sua no banner ao lado ►

CONTEÚDO: mais de 700 páginas com conteúdos das quatro áreas: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.!

Quem ganhou isenção não precisa pagar a taxa, no entanto, ganhar a isenção não significa que está inscrito no vestibular, o candidato isento deve se inscrever normalmente no PAES 2016 segundo os procedimentos do edital, acessando o sistema, escolhendo o curso e a cidade de prova, a diferença é que não precisa pagar nenhuma taxa.

Os candidatos aos cursos de Formação de Oficiais CFO devem obrigatoriamente comparecer aos campi da UEMA para efetivar suas inscrições no mesmo período de inscrição mencionado acima, munidos dos documentos exigidos. Quem deseja cursar CFO deve consultar as regras específicas para este tipo de curso. Para CFO da Polícia Militar do Maranhão, as regras estão no Anexo A, a partir da página 52 do edital; Para CFO do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão as regras estão no Anexo B, a partir da página 72 do edital.

Seja qual for o dia que se inscrever, todos os boletos terão a mesma data de vencimento mencionada acima. O Portal Castro Digital recomenda que os interessados façam suas inscrições nos primeiros dias, pois quem deixar para os últimos pode encontrar o sistema da UEMA congestionado, podendo sair do ar e o candidato não conseguir se inscrever.

As provas serão aplicadas nos municípios: São Luís, Caxias, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto, Barra do Corda, Codó e Coroatá. O candidato pode concorrer a um curso numa cidade e fazer a prova na cidade que mora ou que for mais perto de sua residência, sendo necessário ir para a cidade do curso somente caso seja aprovado.

CALENDÁRIO DE DATAS DO VESTIBULAR DA UEMA PAES – 2016

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

• Período de inscrições: 20 de julho a 21cde agosto de 2015;

• Período para pagamento do boleto: 20 de julho a 24 de agosto de 2015;

• Teste de habilidade específica para curso de Arquitetura e Urbanismo: 20 de setembro de 2015;

• Confirmação de inscrição e impressão do local de prova: 26 de outubro a 08 de novembro de 2015 – será publicada matéria aqui no Portal Castro Digital com link para imprimir o local de prova;

• 1º dia de prova: 08 de novembro de 2015 (domingo), no horário das 13h às 18h. O candidato responderá 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Linguagem, Códigos e suas tecnologias, 20 de Ciências Humanas e suas tecnologias e 20 de Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

• 2º dia de prova: 09 de novembro de 2015 (segunda-feira), no horário das 13h às 18h. Serão aplicadas as provas analítico-discursivas das disciplinas específicas de cada curso com total de 12 questões, sendo 6 para cada disciplina, e mais a prova de produção textual (redação).

• Resultado e publicação da lista de classificados: previsto para ser divulgado em qualquer dia na primeira quinzena de janeiro de 2016, sem data exata.

LINKS PARA ACESSO DOS CANDIDATOS AO PAES 2016

Clique aqui para fazer INSCRIÇÃO on line no PAES 2016 ENCERRADAS – você será redirecionado(a) para o sistema da UEMA

EDITAL do vestibular da UEMA – PAES 2016 – LISTA DE CURSOS E QUADRO DE VAGAS POR CIDADE

Obras literárias para o vestibular da UEMA – PAES 2016 com links para download dos livros

Lista de isentos da taxa de inscrição do PAES 2016

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

14 Comentários

  1. Unknown disse:

    não pude efetuar o meu pagamento na data de vencimento referente no boleto 17/018/2015. A atendente bancária me aconselhou ligar para a central de atendimentos da UEMA, fiz a ligação e a atendente da central de atendimentos me passou este e-mail "[email protected]" para enviar uma mensagem notificando meu problema. E assim fiz, não recebi nenhuma resposta até agora, o que fazer?

  2. anonimo disse:

    Como fazer se o boleto ainda tiver com a data de vencimento do dia 17?

  3. Raimundo de Castro disse:

    Entre em contato diretamente com a UEMA pelo telefone 98 3245-1102 ou e-mail: [email protected].

  4. Raimundo de Castro disse:

    Entre em contato diretamente com a UEMA pelo telefone 98 3245-1102 ou e-mail: [email protected].

  5. Raimundo de Castro disse:

    Ou como você já tentou e não obteve resposta, sugiro que infelizmente compareça pessoalmente na UEMA.

  6. anonimo disse:

    Ja fui na uema e eles falaram que pode pagar normalmente…

  7. Unknown disse:

    Você conseguiu? estou na msm situação.

  8. Unknown disse:

    no boleto de pagamento da uema é obrigatório ter nome, cpf e endereço?

  9. Natalia disse:

    Pedi que uma colega fizesse minha inscrição, ela fez ate ai tudo ok, fui confirma a inscrição e estava pra cidade de Santa Inês e sou de Balsas, como faço agora ?

  10. Natalia disse:

    Pedi que uma colega fizesse minha inscrição, ela fez ate ai tudo ok, fui confirma a inscrição e estava pra cidade de Santa Inês e sou de Balsas, como faço agora ?

  11. Natalia disse:

    pedi que uma amiga fizesse minha inscrição e por engano ela marcou o local errado, sou de Balsas e ela colocou Santa Inês, te como conseguir mudar ? se eu ligar na Central da UEMA e explicar meu caso ?

  12. Raimundo de Castro disse:

    Ola Natalia. Alterações são permitidas somente durante o período de inscrição. Para se certificar sobre seu caso, Entre em contato diretamente com a UEMA pelo telefone 98 3245-1102 ou e-mail: [email protected].

  13. Unknown disse:

    Olá Castro sou de Açailândia, você sabe me dizer qual a data prevista para novas inscrições do curso de formação de oficiais (CFO) ?

  14. Raimundo de Castro disse:

    Olá Diego. As inscrições acontecem sempre nos mesmos meses todo ano, data exata será conhecida somente quando houver a publicação do edital, acesse o site sempre para ficar sabendo quando houver a publicação.