Novidades das provas do PAES 2016 – Vestibular da UEMA com questões estilo ENEM

Compartilhe esta postagem:

As provas do PAES (Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior), vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), foram totalmente reformuladas e serão semelhantes às provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). As novidades começam a vigorar já a partir do PAES 2016, cujo processo acontece ainda neste ano de 2015.

► COMPARTILHE NO FACEBOOK

► COMPARTILHE VIA WHATSAPP

As mudanças foram discutidas previamente, votadas e aprovadas em reunião do CONSUN (Conselho Superior Universitário) da UEMA, semana passada em Caxias – MA. As provas terão menos questões, porém serão bem mais complexas.

As principais mudanças estão descritas abaixo, segundo informações do professor Dr. Josimar Porto, membro do CONSUN e diretor do Centro de Estudos Superiores de Santa Inês (CESSIN).

www.castrodigital.com.br

As provas do PAES não serão mais em duas etapas, serão apenas uma única etapa, no entanto, essa etapa única será dividida em dois dias seguidos, por exemplo, domingo e segunda-feira. Nesse caso, o sábado não seria dia de prova para que candidatos sabatistas não tenham que esperar confinados a tarde toda para fazer a prova a noite, como acontece no ENEM.

Os dois dias de prova, com datas específicas, serão definidos quando houver a publicação do edital. A quantidade de questões de cada um dos dias será da seguinte forma:

1º DIA DE PROVA

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

No 1º dia de prova o candidato responderá um total de 60 questões objetivas. As questões dessa prova serão por área do conhecimento, e não mais por disciplinas isoladas.

www.castrodigital.com.br

Esse total de 60 questões, será dividido da seguinte forma: 15 de linguagens, 15 de matemática, 15 de ciências da natureza e 15 de ciências humanas, exatamente como na prova do ENEM. A duração da prova é de cinco horas.

2º DIA DE PROVA

www.castrodigital.com.br

No segundo dia de prova, o candidato responderá um total de 12 questões subjetivas das duas disciplinas específicas correspondendo ao curso que está concorrendo, sendo seis questões para cada disciplina, e mais a redação. A duração total dessa prova também será de cinco horas.

CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO DA REDAÇÃO

www.castrodigital.com.br

Para ter sua redação corrigida, o candidato deverá:
• Ter acertado a partir de 25% (15 questões) da prova objetiva do primeiro dia;
• E não zerar nenhuma das disciplinas específicas do segundo dia.
Caso o candidato não esteja dentro dos critérios definidos acima, não terá sua redação corrigida e será eliminado.

MENOS QUESTÕES, MAIS COMPLEXIDADE

O número de questões desse novo modelo de prova do PAES diminuiu bastante se comparado ao modelo anterior, no entanto, a dificuldade é bem maior. Senão vejamos: no modelo anterior, por exemplo, uma questão de física, referia-se somente ao conteúdo dessa disciplina. Nesse novo modelo de prova, essa mesma questão seria englobada na área de ciências da natureza, e uma única questão pode requerer do candidato, ao mesmo tempo, conhecimento de todas as disciplinas dessa área: física, química e biologia.

APOSTILA para vestibulares em geral e ENEM

APOSTILA para vestibulares em geral e ENEM, obtenha a sua no banner ao lado ►

CONTEÚDO: mais de 700 páginas com conteúdos das quatro áreas: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.!

QUANDO SERÁ CONHECIDO O EDITAL DO PAES 2016?

www.castrodigital.com.br

A previsão de divulgação do edital é final do mês de julho ou início de agosto de 2015 em matéria a ser publicada aqui no site. Por isso, volte a acessar sempre. Somente com a divulgação do edital, informações detalhadas referentes ao vestibular serão conhecidas, como lista de cursos e número de vagas, período de inscrições, datas das provas, dentre outras.

GOSTOU DESSAS NOVIDADES OU NÃO?

O que você achou dessas novidades sobre a prova do vestibular da UEMA – PAES. Fique a vontade para comentar abaixo e expressar a sua opinião sobre o assunto.

Veja também:

Obras literárias para o vestibular da UEMA – PAES 2016 com links para download grátis

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

7 Comentários

  1. Unknown disse:

    Acho certo a aplicar a prova com o mesmo conteúdo do enem mais em compensação deveríamos ter escolas com educadores da mesma categoria da provo pois o Maranhã tem a pior educação do Brasil.

  2. Unknown disse:

    Muita palhaçada, mudaram o tão tradicional método de um vestibular de verdade, agora vai ser fácil para entrar kkkk estilo ENEM fraco!!!!
    Segunda feira,ridiculo isso e os compromissos da semana ficam onde?tem que ficar confinados mesmo ja que são minoria.

  3. Jociel Sousa disse:

    Se preocuparam com os sabadistas e esqueceram de quem trabalha no comércio ou tem outros compromissos afins durante a semana. Um absurdo privilegiar uma minoria, que não faz uma simples prova no sábado por considerar um trabalho e prejudicar outros que trabalham por obrigação na segunda. Será que os patrões vão liberar seus funcionários? Palhaçada, UEMA. Deveriam ter feito as provas pelo em domingos consecutivos.

  4. Unknown disse:

    é obrigatório responder todas as questoes do segundo dia da prova da uema ?

  5. Siena disse:

    Isso! Extingue gramática da prova que os próximos não estudarão gramática e entrarão na Universidade escrevendo igual a Carla Perez

  6. Unknown disse:

    tbm concordo, não por ser facil ou dificil, mas para que aqueles que tem pouca ajuda na educação tenha a mesma oportunidade à aqueles que tem uma classe de vida diferente. E a nossa educação tbm prescisa melhorar, o fato de estarmos como o estado mais pobre é simplesmente a falta de educação, não é a economia em que se encontra é o "NÃO" ao estudo. muitos precisam ir para outro estado para conseguir um futuro promissório. a economia não é tudo para um Estado, para calcular, para saber o que se passa na sociedade precisa-se de um profissional aquele que estudou para isso e conseguiu, mas será que esse funcionário se formou na própria cidade em que tem seu emprego, acho dificil. Então para reverter a grande dificuldade presente em nossa sociedade é a partir de uma melhor educação, um melhor investimento para que todos saibam os seus direitos e deveres, pois o mesmo aproveita a não sabedoria de muitos para praticar o bem a se próprio e fazer falcatruas com o povo.

  7. Unknown disse:

    Fui prejudicada pela prova ser na segunda, e outra, nao tem como ser liberada, pois ,justo agora minha colega esta de ferias, entao estou sozinha..Minha chance era essa e fui prejudicada, ja que pensaram no adventistas, tinham que pensar em todas as outras esferas…UEMA errou feio…triste…deveria ser anulado..pois muitos nao farao a prova ..Por favor, que esse canal leve esse problema a frente..