Autorizado concurso 2015 para professor do Maranhão com 3 mil vagas

Compartilhe esta postagem:

O concurso 2015 para professor da rede estadual do Maranhão com 3 mil vagas imediatas foi autorizado pela Assembleia Legislativa. A votação e aprovação do projeto de lei 217/2014 aconteceu na tarde desta segunda-feira (25), as vagas são destinadas para professores do ensino médio regular, conforme especificação abaixo por disciplina.

► COMPARTILHE NO FACEBOOK

► COMPARTILHE VIA WHATSAPP

O projeto de lei foi proposto ainda no ano passado, pela ex-governadora Roseana Sarney, conforme noticiado aqui pelo Portal Castro Digital. As demandas foram avaliadas pelas secretarias da Educação, Gestão e Previdência e Planejamento.

O atual governador Flávio Dino, no início de seu mandato, anunciou a realização de concurso com 6 mil vagas para professor, também noticiado aqui pelo Portal Castro Digital. Espera-se que o concurso seja realizado ainda em 2015, para que o ano letivo 2016 seja iniciado já com os concursados efetivados.

Embora tenha sido autorizado concurso somente com 3 mil vagas, a carga horária deste novo concurso será de 40 horas semanais e o Maranhão precisa de muito mais profissionais. Estas vagas são somente para o ensino médio regular. Há também necessidade de professores na educação do campo, educação técnica profissionalizante e ensino fundamental, educação especial e profissionais administrativos e pedagógicos nas escolas.

Atualmente o Maranhão tem cerca de 6 mil professores contratados, sendo 5 mil contratos renovados e mil contratos novos do seletivo deste ano, também levando em consideração os professores que estão na idade de se aposentarem, um concurso para professor do Maranhão deveria ter a real necessidade de perto de 10 mil vagas.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O governo ainda precisa decidir a situação dos cerca de 3 mil excedentes do concurso realizado de 2009, se serão convocados ou não. E ainda tem a questão da ampliação de matriculas, cujo projeto e regulamentação ainda não foram aprovados.

Mesmo que o concurso seja realizado somente com essas 3 mil vagas autorizadas, considerando que a necessidade é bem maior, conforme explicado acima, quem fizer o concurso e ficar como excedente, existe a real possibilidade de ser convocado, desde que Dino não proceda da mesma forma que Roseana, que em vez de convocar os excedentes, realizou seletivo para contrato temporário.

Veja a distribuição de vagas por disciplinas no concurso 2015 autorizado para professor da rede estadual do Maranhão:

• Língua portuguesa 518
• Língua estrangeira / Inglês 257
• Língua estrangeira / Espanhol 133
• Matemática 341
• Física 286
• Química 302
• Biologia 291
• História 131
• Geografia 236
• Sociologia 111
• Filosofia 126
• Educação física 148
• Arte 121

APOSTILAS e CURSOS para o concurso 2015 de professor do Maranhão

Atualização em 06 de novembro de 2015:

EDITAL PUBLICADO, clique aqui para acessar.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

9 Comentários

  1. Unknown disse:

    que bom!

  2. Anônimo disse:

    Alguém saberia me informar o salário de professor do MA com GDASS?

  3. Valdivan Pessoa disse:

    Praticamente R$ 2.600,00 inicial.

  4. Anônimo disse:

    Obrigada Pessoa!

  5. jesus barroso disse:

    quem sabe me informa se vai ter vagas para quem é formado em pedagogia

  6. Unknown disse:

    Muito em cima,mas compensa o sacrífico

  7. Raimundo de Castro disse:

    Acesse o edital, cujo link está no final desta matéria, há um tópico explicando sobre as vagas para Pedagogia.

  8. leticia disse:

    OLA SOU GRADUADA EM PEDAGOGIA E TENHO ATE O 4º MODULO DE LIBRAS, 40 HORAS CADA. GOSTARIA DE SABER SE POSSO CONCORRER PRA INSTRUTOR DE LIBRAS.

  9. Raimundo de Castro disse:

    Sim, pode, desde que seu curso de Libras obedeça as exigências do edital.