quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Vírus Ebola no Maranhão: "nigeriano contaminado chegou ao estado e morreu", diz hoax que se espalha pelas redes sociais

"Um nigeriano contaminado com vírus Ebola chegou ao Maranhão", é o que diz o texto de uma mensagem que começou a circular na internet a partir de terça-feira (05 de agosto). A mensagem diz ainda que a pessoa foi internada no Hospital Universitário (HU-UFMA) em São Luis, mas morreu por causa da doença. Tal informação deixou muita gente preocupada, mas até que ponto essa mensagem é verdade ou mentira?

Compartilhe no Facebook


A mensagem, que pode ser lida na íntegra na imagem abaixo, está sendo disseminada pelas redes sociais, principalmente pelo WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas para celular.


O texto da mensagem fala ainda que as autoridades estão mantendo segredo sobre o caso e diz que mais pessoas estão contaminadas. No entanto, tal mensagem é apenas mais um "hoax", ou seja, mensagens com informações falsas que se espalham pela internet com o objetivo de fazer com que as pessoas acreditem e ajudem a espalhar a mentira. O apelo dessas mensagens é que, embora sejam falsas, usam fatos reais que estão em destaque e acontecendo em algum lugar do mundo.

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) informou, por meio de nota, "que não existe nenhum caso de paciente internado na Instituição com o vírus Ebola. Esclarece ainda que a informação divulgada pelas redes sociais é de extrema maldade, com intuito de causar pânico na população". O secretário de estado da saúde do Maranhão, Ricardo Murad, também informou que não há nenhum registro do vírus Ebola no Maranhão.

Na imagem ao lado, leia a mensagem falsa na íntegra.

Portanto, até a presente data, não existe nenhuma confirmação de pessoas contaminadas com o vírus Ebola no estado do Maranhão e nem em nenhum outro lugar do Brasil. Se você foi mais um dos internautas incautos que acreditou e ajudou a espalhar essa mentira, compartilhe esta notícia para esclarecer os fatos e restaurar sua credibilidade diante de seus contatos.

Leia também:
Vírus Ebola e a eminência de uma provável epidemia mundial em 2014


CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: