Pedido de isenção da taxa de inscrição do seletivo 2015 do IFMA para cursos técnicos de nível médio

Compartilhe esta postagem:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) começou a receber o pedido de isenção da taxa de inscrição do processo seletivo 2015 para ingresso nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, nas modalidades integrada, concomitante e subsequente. O pedido pode ser feito no período de 18 a 29 de agosto de 2014, de duas formas, conforme descrito abaixo.

Compartilhe no Facebook

Estão sendo oferecidas 4.235 vagas, em 37 cursos, distribuídos nas cidades: Alcântara, Açailândia, Bacabal, Bacabeira, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Codó, Coelho Neto, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, Santa Rita, São João dos Patos, São Luis, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Zé Doca, São Luis (Centro Histórico, Maracanã e Monte Castelo).

QUEM PODE PEDIR ISENÇÃO

Para pedir isenção da taxa do seletivo do IFMA, o candidato precisa se enquadrar na situação a seguir:

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

• Está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico (Bolsa Família, PETI) e que tenha perfil de renda de até meio salário mínimo per capita (por pessoa) ou renda familiar total de até três salários mínimos;
• E for membro de família de baixa renda.

COMO PEDIR A ISENÇÃO

Para pedir a isenção, o candidato deve escolher uma das duas formas abaixo:

• Preencher o Formulário Eletrônico de Solicitação de Isenção disponível no endereço no link mais abaixo;
• Ou comparecer presencialmente num dos campi do IFMA e preencher a mão e entregar o Formulário de Solicitação de Isenção que está no ANEXO III, página 37 do edital.

DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES EXIGIDOS PARA PEDIR A ISENÇÃO

a) Número do CPF e RG do Candidato;
b) Número de Identificação Social (NIS);
c) A cidade de realização da Prova;
d) O Campus do IFMA (cidade) em que deseja realizar o curso;
e) Escolher a Forma de Educação Profissional a que vai concorrer (Integrada ou Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio);
g) Escolher o Curso a que deseja concorrer;
h) Escolher o Sistema de cotas que deseja concorrer.
ATENÇÃO: para preencher as informações solicitadas nas letras C a H acima, consulte atentamente o quadro de vagas no edital, para não preencher errado e ter a certeza que está escolhendo o curso desejado na cidade certa.

NÃO SEI O NÚMERO DO NIS, O QUE FAZER?

Todas as pessoas de baixa renda que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), possuem NIS. O número geralmente está impresso no cartão do benefício social que a família participa. Caso tenha dificuldade para identificar esse número, procure a Secretaria de Ação Social da sua cidade para se informar sobre seu NIS correto.

ATENÇÃO: VOCÊ REALMENTE É DE BAIXA RENDA?

Antes de fazer o pedido de isenção, certifique-se de que você realmente é de baixa renda. Posteriormente, caso seja aprovado no seletivo, a qualquer momento poderá ser solicitado que comprove as informações fornecidas no momento do preenchimento do formulário. Caso não comprove, poderá perder a vaga e sofrer as penalidades previstas na legislação por fornecer informações falsas.

RESULTADO DO PEDIDO DE ISENÇÃO

A relação dos candidatos que ganharem a isenção da taxa de inscrição está prevista para ser publicada em reportagem aqui no Portal Castro Digital no dia 09 de setembro de 2014.

Os candidatos que não ganharem isenção, ou os que não se enquadram nas regras para pedir isenção, poderão se inscrever normalmente no seletivo, pagando a taxa de inscrição no valor de R$ 20, no período de 10 a 30 de setembro de 2014.

LINKS PARA ACESSO DOS CANDIDATOS

Clique aqui para preencher on line o PEDIDO DE ISENÇÃO da taxa de inscrição do seletivo 2015 do IFMA

Link para o sistema de formulário do IFMA

EDITAL e LISTA DE CURSOS do seletivo 2015 do IFMA

Link para reportagem com o edital completo

Está com dúvida sobre o pedido de isenção da taxa do seletivo 2015 do IFMA? Comente abaixo com seu perfil do Facebook ou Google/Blogger que o Portal Castro Digital responderá seu questionamento. Serão respondidas somente as perguntas cujas respostas não estejam nesta reportagem e/ou no edital.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

13 Comentários

  1. Camila Vasconcelos disse:

    Quando vou tentar fazer meu pedido de isenção da prova, pede onde desejo estudar… Então clico, mas não aparece minha cidade. aparece, somente, Campus Imperatriz e campus São Luis, sendo que moro em Codó. Oque eu faço?

  2. Raimundo de Castro disse:

    Quando você seleciona uma das três formas de curso – integrada, concomitante ou subsequente – o sistema lista apenas as cidades que tem a forma de curso selecionada. Antes de se inscrever, consulte o edital, para verificar se tem o curso desejado, na forma desejada, na cidade desejada…

  3. SofiaFernanda disse:

    Bom dia me ajudem como faço pra corrigir um erro fazer o cartao de inscrição no processo de isenção de taxa eu coloquei por engano renda per capta acima 1,5 so que é ate 1,5 ja tendei editar mais não estou consiguindo so a minha mãe trabalha e tem carteira assinada o que eu faço por favor.

  4. Raimundo de Castro disse:

    Acesse novamente o sistema e faça uma nova inscrição para isenção, a inscrição anterior será automaticamente desconsiderada.

  5. Unknown disse:

    Passei no processo de isenção oque devo fazer agora?

  6. Raimundo de Castro disse:

    Estudar para a prova e ir fazê-la na data em que ela ocorrer. Consulte o edital para mais detalhes.

  7. Unknown disse:

    Quero saber se é preciso renovar a inscrição ?

  8. Raimundo de Castro disse:

    Conforme já respondido acima, quem ganhou a isenção não precisa fazer mais nada a não ser estudar e…

    Quem NÃO ganhou a isenção, deve acessar o sistema de inscrição, imprimir e pagar o boleto.

  9. Unknown disse:

    Obrigado.

  10. Unknown disse:

    Posso me inscrever com o cpf e rg do meu responsavel?

  11. Raimundo de Castro disse:

    Não pode. Isso seria crime de falsa identidade.

  12. Unknown disse:

    paguei minha inscrição no dia 30/09 e ainda não aparece no site do IFMA .O QUE EU FAÇO ?..

  13. Raimundo de Castro disse:

    Somente esperar e aguardar a compensação do pagamento.