É mentira: seleção da Alemanha não doa hotel para comunidade na Bahia

Compartilhe esta postagem:

Está circulando nas redes sociais, principalmente no Facebook, um texto junto com uma fotomontagem afirmando que a Seleção Alemã de Futebol fez a doação do hotel em que ficou hospedada na Bahia, durante a Copa no Brasil, para que a comunidade local transformasse numa escola.

Compartilhe no Facebook

Tal afirmação é apenas um hoax, boato falso e mentiroso que se espalha pela internet e faz com que um grande número de pessoas acredite e continue a espalhar tal informação inverídica. Milhares de pessoas estão dando os parabéns para a Seleção da Alemanha por essa ação.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Porém, é claro que eles merecem os parabéns, não pela doação de um hotel, mas pela atuação no futebol e doações que realmente foram feitas, conforme descritas abaixo.

ENTÃO, QUAL A VERDADE?

A verdade é que o resort localizado na vila de Santo André, no município de Santa Cruz Cabrália, no sul do estado da Bahia, onde a Seleção da Alemanha ficou hospedada nesta Copa do Mundo 2014, trata-se de um empreendimento imobiliário particular de alto padrão. O negócio começou a ser implantado em 2010 quando foram construídas algumas casas, depois foram transformadas num hotel e posteriormente, quando a seleção da Alemanha escolheu o local como concentração, foi construído todo restante da estrutura.

Após a Copa o local será todo colocado à venda. O objetivo dos investidores é recuperar o investimento que foi feito na construção da estrutura. Ao todo, o ‘Campo Bahia’, como foi batizado o local, conta com 14 casas, incluindo uma área de convivência para a delegação europeia. A expectativa é de que todo esse complexo seja transformado num condomínio ao fim do Mundial.

O complexo é de propriedade de três grandes investidores: Tobias Junge, da área de mineração; o empresário Kay Bakemeier, ligado à seguradora Allianz Seguros; e Christian Hirmer, magnata do mundo da moda. Aquamarine é o nome da empresa responsável pelo empreendimento.

Na imagem ao lado, uma das versões da informação falsa que circula na web. Veja que já começa mentindo, dizendo que a seleção construiu um hotel em Porto Seguro, mas a Seleção da Alemanha estava hospedada em Santa Cruz Cabrália, cidade vizinha de Perto Seguro, cerca de 30 Km de distância.

SELEÇÃO DA ALEMANHA REALMENTE FEZ DOAÇÕES

A seleção da Alemanha fez algumas doações para a comunidade local, só não foi um hotel [risos]. Dentre as doações mais significativas, está o valor de 10 mil euros (cerca de R$ 30 mil) para que os índios da Comunidade Indígena Pataxó de Coroa Vermelha comprassem um veículo para ajudar no atendimento médico.

A Federação Alemã (sigla DFB em alemão) também ofereceu doação de materiais e móveis para a Escola Municipal de Santo André e financia a construção de um campo de futebol para moradores na região. A DFB também anunciou que vai doar 25 bicicletas para crianças da região. As bicicletas haviam sido trazidas para a Bahia para que os jogadores pudessem andar pela região, mas a polícia vetou a ideia por questões de segurança.

Pronto. Agora que você já sabe a verdade, compartilhe a informação correta e parabenize a Alemanha pelo que realmente foi doado.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

7 Comentários

  1. matias disse:

    Agradeço imensamente essa informação, da não doação do hotel. Mas, mesmo assim, agradeço aos alemães pelo que fizeram e demonstraram, coisa que nem os nossos "amados políticos" fizeram ou fazem. Foram simpáticos, elegantes e demonstraram fineza no trato. Indiscutível. Ah … e nos "livraram" do "inferno argentino".

  2. Aparecida disse:

    Achei ótima o esclarecimento .Parabéns a Alemanha por tudo isto a vitória ,a fineza .É hora de pensarmos em nosso voto ,para que não continue este governo que tapeia alguns brasileiro com esta tal bolsa de num sei o quê .Agora não se acha mão de obra ficam esperando bolsa de num sei o quê .

  3. Fabio disse:

    Continuo com os mesmos Parabéns para os alemães

  4. CHECO disse:

    Esta matéria desmente a notícia que vem sendo publicada nas redes sociais.

  5. Unknown disse:

    Eu agradeço aos alemães, por tudo q fizeram, principalmente por ter tirado os argentinos metidos a besta de ganhar a taça, kkkkkkk Parabéns Alemanha.

  6. Marcelo Mitchell de Morais disse:

    Empresários construíram. Empresários vão continuar tomando conta. Os difamadores queriam o que? Que tudo ficasse na mão da prefeitura, ou uma ONG para virar pó em menos de 4 anos? Tá muito bom assim. Vai continuar gerando empregos e desenvolvimento turístico no local. Se transformarem em resort eu vou lá conhecer.

  7. angela maria disse:

    Valeu!