Pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular da UEMA – PAES 2015

Compartilhe esta postagem:

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) publicou o edital com as normas para requerimento de isenção da taxa de inscrição do vestibular 2015 – Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES). Continue lendo mais abaixo para saber todos os detalhes e procedimentos de como pedir a isenção.

Compartilhe no Facebook

O pedido de isenção deve ser feito de 28 de abril a 30 de maio de 2014 em duas etapas: primeiro, o preenchimento de um formulário pela internet, cujo link está mais abaixo; em seguida, o interessado deve imprimir o formulário, anexar a documentação exigida e entregar pessoalmente até o dia 02 de junho de 2014 – prorrogado até 09 de junho de 2014, num dos campi da UEMA que escolheu no momento do preenchimento do formulário.

APOSTILA para vestibulares em geral e ENEM, obtenha a sua no banner ao lado ( -> ).

As cidades onde há campus da UEMA são: Caxias, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Colinas, Lado da Pedra, Presidente Dutra, Itapecuru-Mirin, Zé Doca, São João dos Patos, Barra do Corda, Pinheiro, Coelho Neto, Codó, Coroatá e São Luis. O endereço completo de cada um dos campus está no edital.

QUEM PODE PEDIR ISENÇÃO

Pode pedir a isenção da taxa do vestibular da UEMA – PAES/2015 quem se enquadra numa das seguintes situações:

• Ter sido aluno de escola pública nos últimos 5 anos (isso inclui todo ensino médio e as duas últimas séries do ensino fundamental);

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

• Ser declaradamente pobre com renda mensal familiar igual ou inferior a dois salários mínimos ou conta de energia elétrica da residência familiar, referente ao mês de janeiro, fevereiro ou março de 2014, indicando consumo médio mensal igual ou inferior a 100 kw/h.
• Ser funcionário da UEMA ou seu dependente legal; e
• Ser participante de programa oficial promovido pelo poder público (por exemplo, vestibular da cidadania).

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA PEDIR ISENÇÃO DA TAXA DO PAES 2015

O candidato deve imprimir a ficha com o pedido de isenção que preencheu on line e anexar os documentos pessoais (cópia da identidade e CPF) e os documentos de acordo com uma das situações descritas abaixo.

• Candidatos oriundos da rede pública do Maranhão nos últimos 5 anos:
– Cópia do certificado de conclusão do Ensino Médio acompanhada do respectivo histórico escolar ou original de declaração expedida pela direção da respectiva escola que o aluno estuda ou concluiu seu curso. Essa declaração terá a validade de três anos consecutivos a partir da data da expedição. Por se tratar dos últimos 5 anos, o aluno deve apresentar também cópias dos documentos do ensino fundamental em escola pública (certificado e histórico).

• Candidatos declaradamente pobres:
– Cópia do(s) comprovante(s) de renda familiar referente ao mês de janeiro, fevereiro ou março de 2014 ou cópia da conta de energia elétrica da residência familiar, referente ao mês de janeiro, fevereiro ou março de 2014, que comprove o consumo médio mensal igual ou inferior a 100 kw/h ou declaração do próprio requerente que possui renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos, firmada sob a advertência das penalidades decorrentes de falsa declaração;
– Cópia do certificado de conclusão ou original de declaração (expedida pelo diretor da escola) que já concluiu o ensino médio ou que esteja concluindo esse nível de ensino no ano de 2014.

• Candidatos funcionários ou dependentes de funcionários da UEMA:
– Contra-cheque da Uema;
– Comprovante de dependência;
– Cópia do certificado de conclusão ou original de declaração (expedida com prazo máximo de 30 dias anterior à apresentação da documentação) que já concluiu o Ensino Médio ou que esteja concluindo esse nível de ensino no ano de 2014.

• Candidatos participante de programa oficial promovido pelo Poder Público:
– Comprovação de participação no programa oficial promovido pelo Poder Público;
– Cópia do certificado de conclusão ou original de declaração (expedida com prazo máximo de 30 dias anterior à apresentação da documentação) que já concluiu o Ensino Médio ou que esteja concluindo esse nível de ensino no ano de 2014.

ATENÇÃO, LEIA, é importante:

• Se inscrever para pedir a isenção da taxa de inscrição não significa que você está inscrito no vestibular. Posteriormente, em data ainda não definida, será publicado aqui no Portal Castro Digital, o edital para o vestibular da UEMA – PAES 2015 – com data de inscrição, lista de cursos e número de vagas; quando edital for publicado, o candidato isento ou não, deve fazer a sua inscrição de acordo com as instruções e regras do mesmo;

• Muita atenção ao preencher a ficha on line do pedido de isenção, posteriormente não será possível alterar nenhum dado. E mais: antes do preenchimento, leia todo o edital disponibilizado no link mais abaixo;

• A lista das pessoas que ganharem a isenção da taxa do vestibular da UEMA – PAES 2015 está prevista para ser publicada no dia 14 de junho de 2014 aqui no Portal Castro Digital; ATENÇÃO: a data do resultado foi alterada, CLIQUE AQUI para saber o motivo e ver a nova data.

• Quem não ganhar a isenção, poderá se inscrever normalmente no PAES 2015 pagando a taxa de inscrição que, nos anos anteriores era de R$ 75,00 e neste ano poderá ser aumentada ou o mesmo valor, que será conhecido somente quando edital for publicado.

• Em caso de dúvidas, comente abaixo com seu perfil do Facebook ou Google/Blogger. O Portal Castro Digital responderá somente as perguntas cujas respostas não estejam claramente expressas nesta reportagem ou no edital.

Clique aqui para acessar o EDITAL com as regras para pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular da UEMA – PAES 2015

Clique aqui para preencher a SOLICITAÇÃO on line do pedido de isenção da taxa do vestibular da UEMA – PAES 2015

Lista de OBRAS literárias para o vestibular da UEMA – PAES 2015

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

8 Comentários

  1. Unknown disse:

    Boa tarde Castro, gostaria de saber quando começam as inscrições para concorrer as vagas nos cursos oferecidos?

  2. Unknown disse:

    como faço para refazer o pedido?

  3. Unknown disse:

    AO PREENCHER A MINHA FICHA DE INSCRIÇÃO DA ISENÇÃO , OBSERVEI DOS ERROS LOGO APOS DE SOLICITAR A IMPRESSÃO DO MESMO , GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUMA FORMA DE CORRIGIR ESSES ERROS, DESDE JÁ AGRADEÇO .

  4. Raimundo de Castro disse:

    Nesse caso, fale diretamente com a UEMA pelo telefone (98) 3245-1102.

  5. Unknown disse:

    Quando você vai dispor as obras literárias em pdf?

  6. Unknown disse:

    Vocês vão disponibilizar as obras literárias em pdf?

  7. Unknown disse:

    Quando ira começa as inscrições

  8. Unknown disse:

    castro, eles disponibilizaram uma referencia pra estudar na lingua portuguesa, como as obras literarias.
    irão fazer o mesmo com um assunto voltado á historia?