quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Policiais Militares de Bacabal fazem doação para criação de banco de sangue da corporação

Policiais Militares do 15º Batalhão de Polícia Militar estiveram nesta quinta-feira (6), no horário das 08 às 16 horas no Quartel da PM, envolvidos na doação de sangue, para a criação do Banco de Sangue da corporação. Profissionais qualificados do Hemomar estiveram fazendo a coleta. Ao todo, 64 (sessenta e quatro) policiais militares foram doadores. Outra data será marcada para a doação dos demais militares.

Compartilhe no Facebook



De acordo com o Tenente-coronel Egídio, comandante do 15º BPM, o Banco de Sangue foi criado para os militares, seus familiares e membros da comunidade. "O objetivo principal é criarmos um estoque de sangue e com isso, evitarmos correria de última hora, caso algum policial militar necessite, com urgência, de sangue", disse o Tenente-coronel.

O doador de sangue obedece alguns requisitos: Ter entre 16 anos e 67 anos 11meses e 29 dias (doadores entre 16 e 17 anos com consentimento formal do responsável legal); Ter peso acima de 50 kg; Se homem, não pode ter doado há menos de 60 (90) dias; Se mulher, não pode ter doado há menos de 90 (120) dias; Ter passado pelo menos três meses de parto ou aborto; Não estar grávida; Não estar amamentando criança menor de 12 meses; Estar alimentado e com intervalo mínimo de duas horas do almoço; Ter dormido pelo menos seis horas das 24h que antecedem a doação; Não ter feito tatuagem, piercing ou acupuntura há menos de um ano; Não ter recebido transfusão de sangue ou hemoderivados a menos de um ano; Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação; Não ser usuário de drogas; Não ser portador de doenças infectocontagiosas como sífilis, doença de chagas e HIV (I ou II).

A coleta de sangue para doação consiste na retirada de cerca de 450ml de sangue, através do uso de material descartável, de uso único e estéril. O tempo de permanência do doador no Banco de Sangue, incluindo coleta e triagem, foi de aproximadamente 12 minutos.

No Brasil, o Ministério da Saúde exige a realização de alguns procedimentos específicos antes e depois da doação, a fim de prevenir complicações para o doador e contaminação para o receptor durante o período de janela imunológica de doenças.

Antes da doação, os candidatos passaram por uma entrevista de triagem clínica, na qual poderão ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir a doação. Após cada doação serão realizados os seguintes exames no sangue coletado: tipagem sanguínea ABO e Rh; pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares (PAI); Teste de Coombs Directo; fenotipagem do Sistema Rh (D,C,E.c,e), fenotipagem de outros sistemas; testes sorológicos para: Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV I/II. Esse procedimento se repetirá após cada doação e os resultados serão comunicados ao doador.

Para o comando do 15º BPM, além de ser um ato de solidariedade humana, a colete servirá para avaliar a saúde de cada policial militar e, caso algum PM, tenha alguma doença, estará descobrindo em tempo hábil para o tratamento adequado.
_______________________________
Redação e fotos: assessoria de comunicação do 15º BPM.










CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: