terça-feira, 24 de dezembro de 2013

MEC confirma pré-seleção de Bacabal para curso de Medicina em universidade particular

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União de sexta-feira (20) a confirmação das cidades pré-selecionadas para instalação do curso de Medicina em instituições privadas. A lista contém 49 cidades, dentre elas, Bacabal, no interior do Maranhão. No início do mês, uma lista parcial com 42 cidades foi divulgada e, após análise de recursos, o MEC aceitou o pedido de mais 07 municípios e 65 foram rejeitados.

Compartilhe no Facebook


De acordo com o MEC, no início do próximo ano, ainda haverá mais uma seleção para verificar se as cidades têm condições de funcionar o curso. Esses municípios serão visitados por uma comissão de especialistas encarregada de verificar a estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes, além das propostas de investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) apresentadas pelas instituições de ensino interessadas em abrir os cursos.


A assessoria de imprensa do ministério estima que essas instituições criem cerca de 3.500 novas vagas de medicina. A iniciativa segue o objetivo da lei do programa Mais Médicos sancionada pela presidente Dilma Rousseff que, entre outras coisas, prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017.

A mensalidade do curso de Medicina em instituição particular atualmente passa de R$ 6 mil. Por esse motivo, muitos brasileiros preferem cursar medicina fora do país, na Bolívia, por exemplo. Lá, mesmo pagando a mensalidade de uma instituição particular, mais hospedagem e alimentação, a despesa anda longe de chegar a R$ 6 mil mensais. Mas ao voltarem formados para o Brasil, são obrigados a fazer o exame Revalida para obter o registro profissional e, por causa disso, muitos médicos trabalham de forma irregular.

A lista de cidades que, a partir de 2014, entrarão no processo de abertura de novos cursos de Medicina, estão em 15 estados:

- Bahia: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro.
- Ceará: Crato.
- Espírito Santo: Cachoeiro de Itapemirim.
- Goiás: Aparecida de Goiânia.
- Maranhão: Bacabal.
- Minas Gerais: Contagem, Muriaé, Passos, Poços de Caldas e Sete Lagoas.
- Pará: Ananindeua e Tucuruí.
- Pernambuco: Jaboatão dos Guararapes.
- Piauí: Picos.
- Paraná: Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco e Umuarama.
- Rio de Janeiro: Angra dos Reies, Itaboraí e Três Rios.
- Rio Grande do Sul: Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo.
- Rondônia: Vilhena.
- Santa Catarina: Jaraguá do Sul.
- São Paulo: Araçatuba, Araras, Assis, Bauru, Cubatão, Guarujá, Guarulhos, Indaiatuba, Jaú, Limeira, Mauá, Osasco, Pindamonhangaba, Piracicaba, Rio Claro, São Bernardo do Campo e São José dos Campos.

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: