domingo, 27 de outubro de 2013

Tema da redação do ENEM 2013: Lei seca no Brasil

O Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), confirmou no início da tarde deste domingo (27) o tema da redação do ENEM 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio). O tema escolhido neste ano foi um dos menos cogitados.

Compartilhe no Facebook


O tema exato é “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. Você acha fácil ou difícil?

Sobre esse tema, os participantes devem desenvolver um texto dissertativo-argumentativo segundo os critérios definidos no Edital do exame. Os participantes desenvolverão a redação a partir de leitura dos textos motivadores apresentados no exame.

A redação do ENEM exige que o candidato tenha domínio da língua portuguesa, a compreensão do tema, a capacidade de organizar as ideias, a argumentação e a solução do aluno para o tema sugerido. Fugir ao tema é um dos motivos que pode levar os examinadores do Enem a dar nota zero para a redação do candidato.

Hoje, domingo (27), é o segundo dia de prova do ENEM 2013. Os candidatos devem resolver as questões de português e matemática e mais a redação. O gabarito oficial, segundo MEC, será publicado dia 30 de outubro.

Comentários sobre A REDAÇÃO do ENEM 2013 pelos professores do cursinho Oficina do Estudante - arquivo em Pdf

Leia também:
ENEM já teve redação com receita de macarrão e hino de time de futebol


CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

Um comentário:

  1. A redação do Enem não foi dificil, no entanto era um tema que era melhor para debater e mais complexo para fazer uma dissertação argumentativa.

    ResponderExcluir