Inscrições para cursos técnicos a distância no IFMA da Rede E-Tec Brasil – Edital 08/2013

Compartilhe esta postagem:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) publicou o edital 08/2013 com as regras do seletivo para os cursos técnicos de nível médio a distância da Rede Técnica Aberta do Brasil (E-Tec). São 1.600 vagas em três cursos distribuídos em diversas cidades do Maranhão.

Compartilhe no Facebook

Estes cursos já foram ofertados no início deste ano, mas o seletivo foi cancelado, portanto, quem se inscreveu naquela época, e ainda deseja fazer o curso, deve se inscrever novamente. E quem não se inscreveu, pode se inscrever agora. O E-Tec é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece cursos técnicos a distância em parceria com diversas instituições em todo Brasil.

Não haverá nenhum tipo de prova neste seletivo, a seleção será feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), portanto, somente quem fez o ENEM em anos anteriores pode se inscrever. Os cursos são na forma subsequente, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio.

Estão sendo oferecidos três cursos: Técnico em Suporte e Manutenção em Informática (400 vagas), Técnico em Serviços Públicos (900 vagas) e Técnico em Segurança do Trabalho (300 vagas); eles estão distribuídos nos polos a distância do IFMA das cidades de Barra do Corda, Brejo, Buriti Bravo, Caxias, Colinas, Imperatriz, Lago da Pedra, Nina Rodrigues, Palmeirândia, Paraibano, Pinheiro, Porto Franco, Presidente Médici, Santa Luzia do Paruá, São Benedito do Rio Preto, São Luís, São Luís Gonzaga do Maranhão e Tutóia.

As inscrições podem ser feita até o dia 18 de outubro de 2013prorrogadas até o dia 21 de outubro de 2013 – em duas etapas: primeiro o candidato deve preencher um formulário de inscrição on line (link mais abaixo); o segundo passo consiste em entregar pessoalmente no polo que se inscreveu, os documentos listados no edital, de acordo com a cota escolhida (ampla concorrência, deficiente ou escola pública). As duas etapas devem ser feitas até a data limite expressa acima.

Mesmo quem não mora nas cidades polos pode se inscrever, pois os cursos são a distâncias, ou seja, todo conteúdo será ministrado via internet, o aluno precisará ir ao polo somente nos encontros e/ou provas presenciais, que acontecem nos finais de semana, em datas avisadas antecipadamente.

Antes de se inscrever, leia atentamente o quadro de vagas, por curso e por cidade, que consta no edital. Verifique também a lista de documentos exigidos e o endereço dos polos, que também constam no edital, e ao preencher o formulário, atente para os dados sobre o ENEM, pois são imprescindíveis para seleção. Preencher informações erradas, implica em cancelamento da inscrição.

EDITAL 08/2013 – seletivo para cursos técnicos a distância no IFMA da rede E-Tec Brasil

INSCRIÇÕES on line – clique aqui para preencher o formulário

Para quem não lembra mais o número de inscrição do ENEM, basta clicar aqui para consultar.

Tem DÚVIDAS? Comente abaixo.

Serão respondidas somente as perguntas cujas respostas não estejam nesta reportagem e/ou no edital.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

2 Comentários

  1. Unknown disse:

    Esse documento que comprova que cursou o ensino médio todo em uma escola pública é o mesmo histórico, ou preciso de um outro documento ??

  2. Raimundo de Castro disse:

    Taise, histórico e/ou certificado.