segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Simulado on-line para provas do ENEM 2013 com questões objetivas e redação e premiação de um tablet

O Jornal Folha de São Paulo, em parceria com a Adaptativa, empresa de tecnologia educacional, criou um simulado on-line com questões objetivas e redação para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2013 (ENEM). Serão 180 perguntas inéditas, distribuídas pelas quatro grandes áreas do conhecimento do ENEM: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e redação e matemática.

Compartilhe no Facebook


Para fazer o simulado on-line da prova do ENEM 2013, o interessado deve fazer a inscrição grátis no link abaixo, e no período de 16 a 22 de setembro (qualquer dia nesse intervalo), acessar o mesmo link para responder as questões em duas etapas, correspondente aos dois dias de provas.

As questões serão corrigidas na simulação com a mesma tecnologia utilizada pelo MEC, a TRI (Teoria de Resposta ao Item). Esse sistema dá maior pontuação às questões mais difíceis, considerando o índice de acerto das perguntas no grupo que faz o exame.

A TRI também permite a redução da importância das perguntas que foram aparentemente "chutadas" pelos estudantes. Com isso, 150 acertos não significam necessariamente 150 pontos na prova. Depende de quais questões foram acertadas.

O boletim de desempenho contendo as notas e a análise de desempenho individual de cada participante estará disponível a partir de 4 de outubro, pelo mesmo site.

"Isso é importante porque o aluno tende a estudar sempre aquilo que gosta e que vai bem. Mas pelo relatório ele saberá exatamente quais áreas precisará se dedicar mais", explica o engenheiro Clécio Lima, da Adaptativa, um dos responsáveis pela elaboração do simulado.

O primeiro colocado nas questões objetivas ganhará um tablet Galaxy 2.7 de 16 GB.

O simulado Folha-Adaptativa traz ainda redação, uma novidade nesse tipo de exame eletrônico. A correção das redações será feita de maneira colaborativa pelos próprios alunos.

Depois de receber a correção do seu texto, o usuário será convidado a reescrevê-lo e a submetê-lo novamente. Esse sistema já existe, por exemplo, em sites internacionais de aprendizado de idiomas. No Brasil, em simulados para o Enem, é novidade.

"Sabemos que os estudantes aprendem muito lendo e corrigindo textos uns dos outros", diz Lima, da Adaptativa.

Clique aqui para se inscrever no simulado on-line das provas do ENEM 2013


CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: