sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Matadouro de Bacabal é interditado e multado pela Secretaria de Meio Ambiente

O matadouro público municipal de Bacabal, onde são mortos os gados bovinos para serem comercializados na cidade, foi interditado e multado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Maranhão (SEMA) nesta quinta-feira (8). Representantes de órgãos estaduais e municipais fizeram uma vistoria no rio Mearim para combater a pesca predatória e outros crimes ambientais.

Compartilhe no Facebook


A fiscalização foi realizada pela promotora do meio ambiente, Klycia Luiza de Menezes, junto com o Batalhão de Polícia Ambiental, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Colônia de Pescadores Z-30 e Corpo de Bombeiros. Durante a operação, foram apreendidas redes de pesca fora dos padrões permitidos. O material foi apreendido e os pescadores foram autuados pela SEMA. Pela legislação ambiental, as redes devem ter o mínimo de 60 milímetros.

Ao fiscalizar o rio eles constataram que havia resíduos de animais como sangues, fezes e ossos. Eles visitaram o matadouro e constataram que esses dejetos eram provenientes deste estabelecimento. O matadouro foi interditado e aplicada multa de R$ 70 mil, os fiscais também detectaram que o local não possui licença ambiental, além de está instalado dentro de área de preservação ambiental.

Durante o período de interdição do matadouro, qualquer carne comercializada na cidade, certamente será proveniente da "moita", é a denominação para o gado que é morto nas fazendas, ou no meio do mato, em cima de folhas e palhas, sem nenhum controle de higiene. Mas mesmo sendo morto no matadouro, também não significa que tenha higiene.

O matadouro público de Bacabal existe há anos. Próximo a ele, também já funcionou um matadouro particular de grande porte, e o que todos eles faziam, ou fazem, é despejar os dejetos no rio Mearim.

Atualização em 12 de agosto de 2013

O prefeito de Bacabal, José Alberto Veloso, assinou um Termo de Ajustamento de conduta (TAC) e o matadouro já foi liberado para uso. Com isso, o prefeito se compromete a cumprir as exigências dos órgãos de fiscalização do meio ambiente.
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: