Prefeitura de Bacabal realizará mutirão do glaucoma e catarata de 1º a 4 de agosto

Compartilhe esta postagem:

A prefeitura de Bacabal – MA, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde, realizará no período de 1º a 4 de agosto de 2013 um mutirão oftalmológico para o diagnóstico e tratamento da catarata e do glaucoma. O objetivo é tratar os pacientes com estas enfermidades para suas vidas sejam mais facilitadas.

Se você tem dificuldades de visão e tem mais de 40 anos, procure o Hospital Laura Vasconcelos a partir do dia 1º de agosto para ser avaliado por uma equipe médica. Constatados casos de catarata, os pacientes serão submetido a intervenção cirúrgica no próprio hospital. Durante a consulta será obrigatório a apresentação de xerox da carteira de identidade e cartão do SUS.

O glaucoma é uma doença que acomete 900 mil brasileiros, com idade acima de 40 anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A lesão é caracterizada pelo aumento da pressão intraocular que atinge o nervo óptico, comprometendo a visão não apenas dos idosos, mas de pessoas de todas as idades.

Gradualmente, não se vê os objetos de lado, diminuindo a chamada visão bilateral. “Quando falamos do glaucoma primário de ângulo aberto, que está presente em 80% dos casos, só podemos detectá-lo num exame de rotina.” Relata a oftalmologista Regina Cele.

Outro distúrbio que ocorre, em especial, na população acima de 60 anos é a catarata. Causada por uma opacificação do cristalino, membrana transparente localizada na parte anterior dos olhos, a projeção das imagens na retina perde a nitidez e o campo visível fica mais borrado. E somente através de exames rotineiros é que se pode detectar o nível da gravidade da enfermidade.

_____________________________

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bacabal

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!