quinta-feira, 16 de maio de 2013

Promotoria de Bacabal proibe som de paredões em via pública e regula horário de término de festas

Uma reunião que aconteceu na sede do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Bacabal na tarde desta quarta-feira (15), teve o objetivo de discutir e disciplinar a realização de festas na cidade e o uso de sons automotivos, sobretudo os paredões, nas vias públicas. Estavam presentes donos de bares e similares, promotores de eventos e donos de paredões.

Estavam presentes também a promotora do meio ambiente de Bacabal, Clycia Menezes, o comandante do 15º BPM, tenente-coronel Egídio Augusto, o delegado regional de Polícia Civil, Carlos Alessandro e populares representantes da comunidade em geral.

Compartilhe no Facebook


Todos foram ouvidos, desde autoridades, populares, comerciantes e promotores de evento. Quanto a realização de festas, ficou decidido que, de domingo até quinta-feira, elas podem acontecer somente até meia-noite; na sexta-feira e no sábado, as festas podem acontecer até as 2 horas da madrugada. Também serão fiscalizados pelas polícias militar e civil a entrada e venda de bebida alcoólica em eventos a menores de 18 anos.

A decisão mais drástica foi tomada pelo Ministério Público de Bacabal. A promotora do meio ambiente, Clycia Menezes, proibiu terminantemente a realização de festas em vias públicas sonorizadas por paredões de som automotivo. E os paredões que não são automotivos, precisam de licença da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para realizarem festas.

Mas os proprietários dos paredões, principalmente os automotivos, não gostaram da proibição e prometeram tomar medidas judicias para garantirem suas festas. A exigência de licença ambiental é legal, mas a proibição das festas não. Simplesmente pelo fato do Ministério Público não ter poder para proibir absolutamente nada. Quem tem o poder de proibir é o juiz, através de decisão judicial.

Por isso, a promotoria deveria primeiro entrar com ação judicial pedindo tal proibição, e só então, com a decisão favorável da justiça, anunciar tal fato. Claro que, em caso de festas que pertubem o sossego público, a própria polícia tem o poder de pedir ou exigir dos organizadores o encerramento da mesma.

Por outro lado, representantes da comunidade que estavam presentes gostaram da decisão. E se você é perturbado por paredões e festas próximos de sua residência, certamente também deve ter gostado.

O principal motivo alegado para regulação do horário das festas e proibição dos paredões é que 80% das ocorrências atendidas pela polícia têm origem em eventos com som alto. A promotora foi bem clara quanto a proibição e afirmou que vai cobrar a fiscalização por parte da autoridade policial.

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

4 comentários:

  1. Belíssima iniciativa, esses paredões viraram um tormento na maioria das cidades. Esses playbois babacas não tem noção e não respeitam as pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Som automotivo nao e crime . Ruim se eles estive-se roubando ,mais eles estao e trabalhando.

      Excluir
  2. só quero que nao proiba e minha caixinha de 2 alto falante de 15p que tenho em casa kkkkkkkkkkkk la eu faço barulho !! hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Som automotivo nao e crime , tantas coisas acontecendo pela regiao e vcs se preucupando com som automotivo ,

    ResponderExcluir