Justiça suspende seletivo para tutor do Programa Maranhão Profissional 2013

Compartilhe esta postagem:

O seletivo para o cargo de tutor e supervisor do Programa Maranhão Profissional 2013, promovido pela Universidade Virtual do Maranhão (Univima), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi suspenso através de uma liminar deferida nesta terça-feira (28) pelo desembargador Paulo Velten.

www.castrodigital.com.br

Em análise dos documentos, o magistrado observou claramente que as questões da prova objetiva de conhecimentos gerais foram literalmente copiadas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2011.

Compartilhe no Facebook

Paulo Velten destacou o plágio, somado ao fato de que a prova foi realizada em ambiente virtual (internet) e à prorrogação do prazo para conclusão da mesma – ainda que por motivos de ordem técnica – implica absoluto desrespeito aos princípios da administração pública, notadamente os da legalidade, isonomia e impessoalidade, bem como à própria finalidade do concurso, que é selecionar os candidatos mais aptos a uma vaga no serviço público.

De acordo com a decisão a respeito da alegação de plágio, a autoridade impetrada (o secretário de Estado) admite que “tais questões foram retiradas de processos de seleção de concursos públicos havidos em anos anteriores, tendo em vista serem questões em que não pairam dúvidas a respeito de sua interpretação e resultado”.

A decisão liminar suspendeu, inclusive, a contratação dos aprovados e a concessão de bolsas, até o julgamento definitivo do mandado de segurança, ou até que a administração refaça o seletivo com observância das normas constitucionais pertinentes.

Velten disse que situações como essa não devem permanecer impunes, e que o Poder Judiciário tem o dever de assegurar o respeito às normas da Constituição Federal, anulando atos incompatíveis com as suas disposições, como na hipótese.

Os profissionais selecionados, 116 supervisores e 776 tutores em todo estado, já estão atuando há dois meses na etapa pré-vestibular e nos cursos de qualificação do Programa Maranhão Profissional 2013. Até o momento nenhum deles recebeu pagamento pelo serviço prestado.

Leia abaixo o texto completo da decisão, clique na imagem para ampliar.

_____________________

Com informações do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA)

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

2 Comentários

  1. Unknown disse:

    Isso daí é "PURA HIPOCRISIA", acho que a justiça deveria atentar para os verdadeiros casos que merecem sua atenção.

    Por quê meu nobre colega Senhor Desembargador Paulo Velten não confere o quê está acontecendo com o concurso do TJ-MA?? na minha cidade em Lago da Pedra o TJ está cheio de funcionários cedidos da prefeitura, isso faz com quê a comissão do concurso não criem os cargos para poderem chamar os aprovados em concurso público. Cadê as medidas tomadas até agora pelo Senhor Desembargador Paulo Velten???
    Ou seja, isso obviamente é uma verdadeira causa que ele deveria abraçar, e não tentar tirar um misero contrato de 7 meses que pais de familias trabalhadores estão tentando ganhar seu PÃO.

  2. ●●ΰίζТӨ●●™ disse:

    Sacanagem