Pré-inscrições de professores para cursos grátis na Plataforma Freire 2013

Compartilhe esta postagem:

Estão abertas as pré-inscrições de Professores e Tradutores Intérpretes de Libras da rede pública de educação básica na Plataforma Freire 2013 para cursos grátis de primeira ou segunda licenciatura e Formação Pedagógica. Estão sendo oferecidas 34.155 vagas para estes cursos distribuidas em diversas cidades de todos os estados brasileiros.

O período de pré-inscrições vai até o dia 18 de março de 2013, somente pela internet, cujo link está mais abaixo, no final desta matéria. Os cursos serão presenciais com funcionamento apenas nos finais de semana (sábado o dia todo e domingo até meio-dia). Isso significa que, se não tiver oferta de cursos para sua cidade, poderá fazer para a cidade mais próxima.

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR visa induzir e fomentar a oferta emergencial de vagas em cursos de educação superior, gratuitos e de qualidade, nas modalidades presencial e a distância, para professores em exercício na rede pública de educação básica, a fim de que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.

O acesso dos docentes aos cursos do Parfor é realizado por intermédio da oferta de turmas em cursos de licenciatura, programas de segunda licenciatura e formação pedagógica das Instituições de Educação Superior – IES.

Podem se pré-inscrever nos cursos de licenciatura, Docentes e Tradutores Intérpretes de Libras em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior, ou que, mesmo tendo essa formação, se disponham a realizar o curso de licenciatura na área em que atua em sala de aula.

Nos Programas de Segunda Licenciatura, podem se pré-inscrever Docentes e Tradutores Intérpretes de Libras que possuem formação em licenciatura, mas atuam em área distinta dessa formação. Nesse caso os docentes devem comprovar ter pelos menos três anos de exercício no magistério na educação básica e realizar sua pré-inscrição no curso correspondente à disciplina que ministra em sala de aula.

Nos Programas de Formação pedagógica, podem se pré-inscrever Docentes e Tradutores Intérpretes de Libras graduados não licenciados que se estejam no exercício da docência na rede pública da educação básica.

Para concorrer à vaga nos cursos ofertados, os docentes devem: a) realizar seu cadastro e pré- inscrição na Plataforma Freire; b) estar cadastrado no Educacenso na função Docente ou Tradutor Intérprete de Libras na rede pública de educação básica; e c) ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.

A pré-inscrição não garante a matrícula. A efetivação da matrícula está condicionada à comprovação dos requisitos para a participação e às normas e procedimentos acadêmicas da Instituição de Educação Superior – IES ofertante do curso.

Clique aqui para fazer sua pré-inscrição em cursos grátis na Plataforma Freire 2013

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Ana mont disse:

    Meu maior desejo e cursar graduação em pedagogia
    trabalho com programa do Estado: Brasil alfabetizado…me ajudem por favor…
    quero resposta rugente…agradeço
    Analice