Inscrições para cursos grátis no Pronatec 2013 – Tutorial ilustrado de como se inscrever

Compartilhe esta postagem:

As inscrições para cursos gratuitos de formação profissional oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) começaram nesta segunda-feira (18). A inscrição é feita somente pela internet, no site do programa.

Mais abaixo, no final desta matéria, há o link para inscrição e um totorial ilustrado explicando em detalhes como se inscrever no Pronatec 2013.

Os cursos são ministrados pelos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, centros federais de Educação Tecnológica e entidades do Sistema S (serviços nacionais de aprendizagem – SENAI/SENAC). Os interessados podem conferir a lista dos cursos ofertados na internet. Não há uma data final de inscrição em geral, os cursos serão oferecidos durante todo este ano de 2013 em diversas cidades do Brasil.

Caso não encontre a vaga pretendida no momento da inscrição, o candidato pode indicar até três cursos de interesse. Quando houver vaga disponível em algum deles, será notificado por e-mail para fazer a inscrição, também pela internet. Ao confirmar a inscrição, o estudante terá dois dias úteis para comparecer à unidade de ensino e confirmar a matrícula. Neste ano de 2013, estão previstos 2,3 milhões de vagas em 724.539 cursos técnicos e 1.565.682 vagas em cursos de formação inicial e continuada.

Podem se inscrever trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; povos indígenas; comunidades quilombolas; adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; desempregados; pessoas com deficiência; pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico; praças do Exército e da Aeronáutica com baixa do Serviço Militar ou atiradores; estudantes matriculados no ensino médio em escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Um acordo firmado entre os ministérios da Educação (MEC) e da Justiça destinará este ano cerca de 35 mil vagas, com a possibilidade de chegar a 42 mil, a pessoas que cumprem pena de privação de liberdade. A prioridade será para aqueles que cumprem regime semiaberto. Esses alunos serão integrados a turmas formadas também por quem não cumpre pena de restrição de liberdade.

O Pronatec foi criado pelo governo federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Segundo o MEC, desde a criação, o programa atendeu a 2,5 milhões de brasileiros. Até 2014, a meta é oferecer cursos técnicos e de formação inicial e continuada a 8 milhões de estudantes e trabalhadores.

Clique aqui para acessar o site do Pronatec, conferir a lista de cursos ofertados e fazer sua inscrição

TUTORIAL: como se inscrever no Pronatec 2013

Clique aqui para acessar diretamente o sistema de inscrições do Pronatec 2013, conforme mostrado na imagem abaixo.

O próximo passo é pesquisar pelo curso desejado, conforme indicado a seguir:
1. Selecione o estado (obrigatório);
1.1. Selecione a cidade (opcional);
2. Seleciona a sua escolaridade (obrigatório);
2.1 Selecione a instituição onde deseja fazer o curso (opcional);
2.2 selecione o nome do curso (opcional);
Em seguida clique em PESQUISAR.
DICA: selecione apenas o nome do estado e a sua escolaridade, assim o sistema listará todos os cursos disponíveis em todas as cidades do seu estado.

No resultado da pesquisa mostrada na imagem abaixo, eu selecionei apenas o estado (Maranhão) e a escolaridade (ensino médio). Os cursos disponíveis aparecem logo abaixo. Caso se interesse por algum, basta clicar em INSCREVA-SE e preencher o formulário.

No resultado da pesquisa mostrada na imagem abaixo, além do estado e da escolaridade, selecionei também a cidade (Bacabal). O resultado foi: não existe vagas para as opções escolhidas, ou seja, no momento da pesquisa, nenhum curso do Pronatec está sendo oferecido para a cidade de Bacabal. Se não tem vagas para sua cidade, você pode se cadastrar e ser avisado quando houver vagas.

A imagem abaixo mostra o formulário de cadastro para ser avisado quando houver vagas no curso desejado. Para escolher o curso desejado, basta clicar no ícone da lupa e selecionar o curso, dentre vários que aparecerão.

Preencha todas as informações corretamente, principalmente e-mail e telefone de contato, pois é através destes canais que receberá aviso sobre as vagas disponíveis.

ATUALIZAÇÃO EM MAIO DE 2013


ATENÇÃO, AVISO IMPORTANTE, LEIA!


Algumas ofertas de cursos do Pronatec para sua cidade não serão feitas inscrições e nem pré-inscrições pela internet. Elas serão feitas exclusivamente e diretamente nos orgãos públicos da sua cidade, como prefeitura, secretarias de ação social, de emprego, SESI, SENAI, SENAC, dentre outros. Muitas prefeituras nem se preocupam em informar publicamente sobre as ofertas de cursos e as datas de inscrições, quando você menos esperar elas já aconteceram. POR ISSO, FIQUE DE OLHO NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS DA SUA CIDADE.

Um exemplo claro do que foi afirmado acima aconteceu na cidade de Bacabal – MA no final deste mês de abril de 2013. As inscrições para diversos cursos do Pronatec foram realizadas na Secretaria de Ação Social, mas a Prefeitura de Bacabal em nenhum momento se preocupou em informar publicamente sobre as inscrições, prazos e procedimentos.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

4 Comentários

  1. Unknown disse:

    fiz uma inscriçao o ano passado, meu protocoloé 0003294735 e nao consigo visualizar meus dados e nem fazer uma nova matricula, por favor me ajude, obrigada.

  2. italojrbatera disse:

    no nome protocolo marta luiza de almeida , vc tem que colocar o numero do seu cpf

  3. Unknown disse:

    aff naum conssigo fazer a inscrição

  4. Regiane disse:

    Vejamos quantas reclamações de "não consigo fazer meu cadastro". Continua assim, tentei de cansar os dedos e nada! Por favor, precisamos um êxito ao menos nisso!