sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

IFMA realiza provas do seletivo 2013 neste domingo, 13

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realiza neste domingo, 13, a prova do seletivo público unificado 2013 aos cursos da educação profissional técnica de nível médio. 31.750 candidatos fizeram a inscrição para concorrer a 3.850 vagas distribuídas em 18 campi do Instituto.

A prova é composta por 40 questões, sendo 20 de português e 20 de matemática. O seletivo vai acontecer no período da tarde e os portões serão fechados às 13h (hora local, não é pelo horário de verão). Para consultar o local de prova, o candidato deve clicar aqui. Segundo dados da Pró-reitoria de Ensino, o curso mais concorrido é o de edificações do Campus Monte Castelo, com 57,20 candidatos por vaga.

BACABAL


Para o Campus Bacabal, 1.569 candidatos fizeram inscrição para concorrer a 200 vagas. O curso mais concorrido é o de Administração na forma subsequente, com 13,53 candidatos por vaga.

As provas serão aplicadas em 6 locais, no IFMA, UFMA, SESI, C. E. Urbano Santos, C. E. Arimathea Cysne e U. I . José Ribamar Marão Filho. O candidato pode consultar o seu local de prova no link nformadoa cima. No dia 13 de janeiro os portões do local de aplicação fecharão as 13h e todos os candidatos deverão apresentar documento oficial com foto.

COTAS

O IFMA aderiu ao novo sistema de cotas regulamentado pelo decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012. Desse modo, 50% das vagas oferecidas em cada curso e turno serão para ampla concorrência, sendo 5% para os candidatos com deficiência. Os outros 50% das vagas serão destinados aos alunos que estudaram em escola pública.

A porcentagem reservada para candidatos oriundos da rede pública será subdividida: metade para alunos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e a outra metade para os candidatos com renda familiar superior. Das vagas de cada grupo, 77% delas serão reservadas para os que se declararem pretos, pardos e indígenas.

Conforme o novo sistema de cotas, a porcentagem a ser aplicada para pretos, pardos e indígenas deve seguir os dados do censo do IBGE. Realizado em 2010, o último censo informa que esse índice populacional no Maranhão é de 77%.
___________________________
Com informações da assessoria do IFMA.
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: