sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Site de consulta às notas do ENEM 2012 fora do ar, por quê?

O site para consultar o resultado com as notas do ENEM 2012 está aparecendo fora do ar para muitos candidatos, mas por que isso está acontecendo? O sistema de consulta do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio foi liberado pelo Ministério da Educação na manhã desta sexta-feira (28).

Veja mais abaixo a atualização desta matéria.

Desde então, milhares de estudantes de todo Brasil estão acessando o sistema para conferir suas notas do ENEM 2012. E esses milhares de estudantes também estão se deparando com o sistema fora do ar.

Mas por que isso acontece? Simples demais: o sistema do MEC não tem capacidade para receber um número muito grande de acessos. Diante disso, o servidor (computador) onde o site está armazenado não dá conta de enviar a página para as
milhares de pessoas que estão acessando, por isso, o site aparece fora do ar.


Para alguns, a página até consegue ser carregada, mas depois de inserir o CPF e senha e ir para o próximo passo, em que deve aparecer as notas, em vez disso, a aparece uma mensagem de erro: "sua sessão foi encerrada, por favor tente novamente". O motivo disso é o mesmo já explicado no parágrafo anterior.

E se o site esta fora do ar, como fazer para consultar suas notas no ENEM 2012? Infelizmente não há nada que você possa fazer para resolver isso. As únicas coisas a serem feitas é continuar tentando ou esperar até que o sistema esteja descongestionado.

Embora os técnicos do MEC e o próprio ministro da educação, Aloizio Mercadante, afirmem categoricamente que o sistema é robusto e dá conta de milhares de acessos, isso não é verdade. Esse problema não é novidade, o governo sabe que vai acontecer, mesmo assim não toma as medidas cabiveis para não acontecer.

Só para terem uma ideia do quanto o sistema de consulta ao resultado e notas do ENEM 2012 é falho, embora ele só tenha sido liberado na manhã desta sexta-feira (28), durante cerca de meia hora na tarde de quinta-feira (27), diversos estudantes conseguiram acessar o sistema e consultar suas notas.

O que você acha dessa falta de respeito para com os estudantes? Comente abaixo com seu perfil do Facebook ou Google/Blogger

Continuar tentando consultar as notas do ENEM 2012


ATUALIZAÇÃO ÀS 18 HORAS DE SEXTA-FEIRA (28)

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Claudio Costa, afirmou na tarde desta sexta-feira (28) que os técnicos do Inep decidiram retirar do ar por meia hora (13 às 13:30hs) o site de consulta aos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 depois que o sistema recebeu um número "anormal" de 8 milhões de acessos em um curto período.

Costa disse que, como o número de participantes do Enem foi de 4,1 milhões, o volume de 8 milhões de acessos foi considerado "uma situação completamente anormal" e, por isso, o Inep decidiu "agir entre a segurança e a agilidade".

Esses acessos foram um ataque hacker do tipo "de força bruta", ou seja, um programa de computador é programado para fazer vários acessos a uma página na internet, simulando acessos reais. Com isso o sistema fica congestionado e sai do ar. Esse tipo de ataque não altera o conteúdo da página, portanto nenhuma nota foi alterada.

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

Um comentário:

  1. Consegui acessar por um curto período no dia 29,depois não consegui mais,e também achei a nota da redação muito baixa,pois forneci tudo que eles queriam no enunciado,mas o que mais desagrada é que divulgariam a nota da redação em fevereiro e agora antecipou,não dá para entender,fora o servidor de internet que nunca funciona.A copa do mundo e as Olimpíadas estão ai é necessário investir em TI urgentemente

    ResponderExcluir