segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Operadoras criam sistema para bloquear celulares piratas

As principais operadoras do país – Vivo, Claro, TIM e Oi –, criaram um sistema para bloquear celulares piratas. O bloqueio deverá começar a funcionar já no primeiro trimestre de 2013 em todo país.

Atualmente, nem a Anatel e nem o Sinditelebrasil (sindicato que representa as teles) possuem dados de quantos aparelhos piratas estão em atividade no país. A implementação do sistema custará mais de R$ 10 milhões às operadoras e faz parte do plano de investimentos das teles para melhorar a qualidade do serviço no país.

Segundo as empresas, o objetivo é reduzir a quantidade de reclamações contra os serviços de telecomunicações, pois celulares piratas seriam de baixa qualidade e contribuem para a queda de chamas e o aumento de queixas.

O sistema irá bloquear todos os celulares que não forem homologados pela Anatel, seja aparelho contrabandeado ou falsificado. Todo aparelho certificado recebe uma identificação, conhecida como IMEI. O programa irá reconhecer os dispositivos que não estiverem nessa listagem e irá bloquear o celular.

Esse procedimento será feito quando o usuário precisar cadastrar um novo chip. Ao tentar registrar-se em um aparelho pirata, o sistema irá identificar que se trata de um celular pirata e a operadora informará o usuário de que não será possível realizar a habilitação.

Além disso, usuários que tentarem cadastrar um novo chip em um aparelho homologado para depois utilizá-lo em um celular pirata também poderão ser identificados. Isto porque o sistema fará um acompanhamento do IMEI dos aparelhos usados por cada linha habilitada e assim poderá identificar chips utilizados em celulares piratas.

No entanto, quem já possui um chip habilitado e utiliza um celular pirata, poderá continuar usando o aparelho, pois o sistema não terá como identificar linhas já cadastradas. Segundo as empresas, o sistema também poderá ser utilizado futuramente para identificar e bloquear aparelhos que tenham sido roubados ou furtados.
____________________
Com informações da Revista Info.
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

Um comentário:

  1. MUITO FÁCIL DE BURLAR ISSO AI, REGISTRA O CHIP NUM CELULAR ORIGINAL, E DEPOIS USA ELE NO PIRATA...
    ,

    ResponderExcluir