Mensagem no Facebook sobre notícia do Fantástico é falsa – Ela ensina configuração sobre “comentários e opção curtir” dos amigos

Compartilhe esta postagem:

Usuários do Facebook estão fazendo circular uma mensagem sobre uma notícia do Fantástico e com ela, ensinando e/ou pedindo para fazer uma configuração sobre “comentários e opção curtir”. A mensagem é falsa, pois o programa Fantástico, que vai ao ar todo domingo na rede Globo, nunca exibiu nenhuma reportagem sobre o que afirma o conteúdo dessa mensagem.

A mensagem que circula atualmente diz o seguinte:

Bom gente, quem assistiu o Fantástico ontem sabe da falta de proteção no Facebook.

Com as mudanças do Face, agora todos ficam sabendo de coisas de gente que nem estão nos nossos contatos, só porque um contato faz um comentário ou “curte” algo de alguém.

Então peço a gentileza de: (1) Aqui mesmo, logo acima, posicione o mouse sobre a minha foto (sem clicar). (2) Espere até aparecer uma janela e posicione o mouse sobre o ícone “Amigos…” (também sem clicar), depois (3) Desça até “Configurações” e aí sim clique. Vai aparecer uma lista: (4) Clique em “Comentários e opções Curtir” desmarcar esta opção. Assim minhas atividades ficarão restritas aos meus amigos e familiares, não se tornarão domínio público. MUITO GRATO! Se quiser copiar e colar no seu mural para assegurar a sua privacidade, esteja à vontade. Como fiz copiando de um amigo. Obrigada a todos!!!

TODOS MEUS AMIGOS QUE ME FIZEREM ESSA GENTILEZA, POR FAVOR ME AVISEM, POIS ESTAREI TMB FAZENDO O MESMO EM SUA PÁGINA. AGRADEÇO DE CORAÇÃO A TODOS!!!!!!!!!!! 😉

Tudo que está escrito nessa mensagem é falso. Se você fizer o que está escrito nela, a única coisa que vai acontecer, ao desmarcar a opção “Comentários e opção curtir”, é que, a partir de então, quando esse amigo que você fez a configuração, comentar ou curtir alguma coisa no Facebook, não vai mais aparecer no seu mural.

Quem fez essa confiração pode desfazer, sem nenhum problema. E quem publicou essa mensagem, deve tomar muito cuidado. Isso vale também para quem fez a configuração. Afinal, seguir alguma instrução de origem desconhecida, sem saber se é verdade ou falsa, pode colocar em risco a sua conta na rede social ou fazer algo que você não gostaria.

Você deve tomar muito cuidado com qualquer e-mail ou mensagem que receber, pedindo para fazer algum tipo de configuração, e ainda por cima, pedindo para espalhar para todos os amigos. Isso são características clássicas de falsos boatos que circulam na internet. Antes de fazer o que pede, é melhor saber se é mesmo verdade, para não pagar mico ou causar dano maior.

Há também uma versão antiga da mensagem acima que diz o seguinte:

Pessoal, o Facebook mudou: todos os comentários, os cliques sobre “curtir” serão a partir de agora públicos no Google. Gostaria que fizessem um favorzinho: – passem o cursor por cima do meu nome, esperem que a pequena janela se abra, cliquem sobre “assinado” e retirem a subscrição de “comentários e opções curtir”. Se me pedirem, farei o mesmo, e desta maneira os nossos comentários sobre amigos e família não serão tão divulgados! Obrigada e gostaria que me informassem se o fizerem! Copie esta nota em seu status se quiser que o mínimo de suas informações sejam de domínio público.

E com relação às duas mensagens acima, a mais nova ou mais velha, devemos considerar o seguinte:

Ao publicarmos qualquer coisa no Facebook, temos a opção de escolher se será pública, privada ou somente para amigos. Se escolhermos “amigos”, somente nossos amigos irão ver. Se temos algo que não queremos que ninguém veja, é melhor nem publicar.

Com relação ao Fantástico, a única verdade é uma reportagem que foi exibida dia 21 de outubro de 2012, intitulada Exposição na internet deixa usuários vulneráveis a golpes – clique para acessar – mas essa reportagem não afirma nada do que está escrito em qualquer uma das mensagens acima. A reportagem fala dos cuidados que devemos ter ao publicarmos qualuqer coisa na internet, seja no Facebook ou outra rede social.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Daniel Rodrigues disse:

    o duro do face que tem gente que vai até no banheiro e posta no face… isso que torna o face uma idiotice