quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A picanha maturada vendida nos açougues de Paulo Ramos - MA - Por Armando Dantas*

É manhã de domingo. Você acorda com aquela vontade de comer um delicioso churrasco. Acorda cedinho e vai até o mercado municipal de Paulo Ramos - MA coincidentemente chega na hora que a carne está sendo entregue aos açougueiros, de pronto, você logo fala: "Essa picanha tá boa! Vou querer para o meu churrasco!"

Mas você nem imagina o calvário que aquela pobre picanha tem que percorrer até chegar à sua churrasqueira. Logo de cara, os animais escolhidos para o abate em nossa cidade não passam por nenhuma inspeção sanitária antes de entrarem no matadouro. Uma vez lá dentro, são sacrificados ali mesmo no curral, disputando o lugar com urubus, fezes, urina, lixo e restos de animais abatidos nos dias anteriores.

Como se já não bastasse, durante o transporte a coisa continua nojenta, chega o burro na carroça forrada com as palhinhas de palmeira babaçu cortadas ali perto mesmo, cheias de microrganismos e fezes de insetos. Daí para frente o burrinho e sua carroça segue para o mercado municipal de Paulo Ramos, cortando as nuvens de poeira deixadas pelos carros que cruzaram na estradinha de chão.

Na chegada ao mercado, o condutor da carroça abraça-se com a carne e finalmente a entrega ao açougueiro. E foi justamente neste momento que comecei a contar essa história. Será que você ainda está achando essa PICANHA boa para o seu churrasco de domingo?
_______________________
*Armando Dantas é formado em Pedagogia na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e funcionário do Banco do Brasil.






CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

Um comentário:

  1. é vergonhoso uma cidade da grandeza de bacabal e da importançia que tem bacabal ainda acontecer este tipo de transporte de carne para o consomo da população,que as auturidades competentes tenhãop mais um pouco de consideração com esta querida cidade e seus moradores,abraços a todos os bacabalenses

    ResponderExcluir