Edital do seletivo 2013 do IFMA para cursos técnicos de nível médio

Compartilhe esta postagem:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) publicou o edital do seletivo 2013 para os cursos técnicos de nível médio. Ao todo estão sendo disponibilizadas 3.890 vagas, distribuídas em 18 campi espalhados por diversas cidades do Maranhão.

Os cursos e vagas estão distribuidos nos campi do IFMA das cidades de Açailândia, Alcântara, Barreirinhas, Bacabal, Buriticupu, Caxias, Codó, Coelho Neto, Imperatriz, Pinheiro, São João dos Patos, São Luis (Maracanã, Centro Histórico e Monte Castelo), São Raimundo das Mangabeiras, Santa Inês, Timon e Zé Doca.

Atualização em 30 de outubro de 2012
ATENÇÃO: este edital foi cancelado,

clique aqui para acessar o novo edital do seletivo 2013 do IFMA.

PEDIDO DE ISENÇÃO

A taxa de inscrição para este seletivo é de R$ 20 reais. no entanto, quem for de baixa renda, pode pedir a isenção da taxa no período de 10 a 20 de setembro de 2012. As regras para pedir isenção estão no edital completo do seletivo, que pode ser acessado no link mais abaixo. O resultado com a lista de isentos será publicada no dia 08 de outubro de 2012.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

As inscrições para o seletivo 2013 do IFMA podem ser feitas no período de 10 a 23 de outubro de 2012 pela internet e presencial nos campi do IFMA. Para se inscrever o aluno precisa ter CPF próprio, não será permitida inscrição com documento dos pais.

DATA DA PROVA

A prova será realizada no domingo, dia 25 de novembro de 2012 no período da tarde. O conteúdo da prova, de acordo com cada modalidade, pode ser consultado a partir da página 24 do edital. O resultado final com a lista de classificados no seltivo 2013 do IFMA será publicado no dia 28 de novembro de 2012.

SISTEMA DE COTAS

Neste seletivo, o IFMA adotou três tipos de cotas. 20% das vagas serão destinadas aos egressos de escolas públicas; 5% das vagas serão preenchidas por candidatos com deficiência; e 25% das vagas dos cursos de recursos naturais serão destinadas aos filhos de agricultores familiares ou pescadores artesanais que tenham estudado em escola pública.

CURSOS OFERECIDOS PARA BACABAL

Em Bacabal o seletivo 2013 do IFMA oferece o total de 200 vagas distribuidas nos cursos de Química, Administração e Informática. O quadro completo com a distribuição de cursos e vagas por cada campus está a partir da página 10 do edital.

MODALIDADES DE CURSOS OFERECIDOS

O IFMA oferece cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio nas formas Integrada, Concomitante e Subsequente ao Ensino Médio.

• A forma Integrada ao Ensino Médio é destinada aos candidatos que concluíram ou estão concluindo o Ensino Fundamental e assegura ao aluno, de forma simultânea e integrada, a conclusão do Ensino Médio e de uma Habilitação Técnica.

• A forma Concomitante ao Ensino Médio exige que o candidato esteja matriculado no Ensino Médio, cursando no mínimo a 1ª série em outra Instituição de Ensino, em turno diferente ao da sua opção no Ensino Técnico no IFMA.

• A forma Subsequente ao Ensino Médio exige que o candidato já tenha concluído o Ensino Médio.

Clique aqui para acessar o edital do seletivo 2013 do IFMA para cursos técnico de nível médio

Edital de retificação do quadro de vagas

Está com dúvida sobre o seletivo 2013 do IFMA? Comente abaixo com seu perfil do Facebook ou Google/Blogger que o Portal Castro Digital responderá seu questionamento.

RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

14 Comentários

  1. Tudo Online disse:

    Quais os cursos oferecidos pelo Campus Monte Castelo e Centro Histórico??

  2. Raimundo de Castro disse:

    @Tudo Virtual, conforme está escrito na reportagem acima, a lista completa de cursos e vagas pode ser lida a partir da página 10 do edital.

  3. djenane.s.a disse:

    Tem uma idade mínima para se inscrever?

  4. djenane.s.a disse:

    Tem uma idade mínima para se inscrever?

  5. Raimundo de Castro disse:

    @Djenane.s.a, não tem idade mínima.

  6. anthonio franchesc disse:

    oi sou antonio francisco estutande de bela vista do tocantins,eu amor minha namorada muito.

  7. Anônimo disse:

    eu estou cursando a 2ª série do ensino médio, e a forma concominante que eu devo fazer????

  8. Raimundo de Castro disse:

    @Jeferson Augusto, é essa modalidade mesmo.

  9. TiagoSousa disse:

    opa, vlw, com certeza vou fazer um curso técnico!

  10. Unknown disse:

    posso ainda me inscrever no ifma 2013? como?

  11. Unknown disse:

    ainda estao disponiveis as inscricoes para o ifma 2013?

  12. Raimundo de Castro disse:

    Luziane Lopes, no momento as inscrições estão suspensas, volte a acessar o site para saber quando elas estiverem acontecendo.

  13. Unknown disse:

    patricia kawhanny, quando as inscriçoes estarao disponivel novamente …

  14. Unknown disse:

    Quando sera as inscrições do ifma nesse ano?