Como tirar ou regularizar CPF de graça pela internet no site da Receita Federal?

A Receita Federal começou a emitir grátis o CPF - Cadastro de Pessoa Física - pela internet. O serviço é gratuito e está disponível 24 horas por dia, inclusive nos sábados, domingos e feriados. É possível também resolver algumas pendências para quem já tem CPF.

Compartilhe esta postagem:

Para pedir o CPF de graça pela internet OU regularizar, basta o contribuinte entrar na página da Receita na internet, cujo link está no final desta notícia, e digitar informações como nome completo, data de nascimento, título de eleitor, nome da mãe, naturalidade, endereço, telefone fixo e celular.

O sistema criará automaticamente um número de CPF, e o contribuinte deve imprimir o comprovante de inscrição e anotar o número depois que os dados forem validados. Se o contribuinte perder as informações, só poderá recuperar o número em uma agência da Receita Federal. Não será possível se inscrever novamente pela internet porque o sistema não permite.

IMPORTANTE: o CPF em cartão físico como o da foto acima não é mais emitido. O cidadão poderá imprimir o comprovante diretamente no site da Receita Federal.

Segundo a receita, o sistema é totalmente seguro e está imune a fraudes. Na hora em que contribuinte envia os dados, o sistema faz um cruzamento de informações com outras bases nacionais de dados. Somente então, a inscrição é validada e o número é gerado.

SOMENTE caso haja inconsistência nos dados que impossibilite a efetivação da inscrição, o contribuinte será orientado a ir a uma agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal para pedir o CPF. Antes de se deslocar pessoalmente a qualquer lugar, consulte e tente resolver o problema através dos links abaixo.

LINKS para emitir CPF de graça, 1º via, 2º via e fazer regularização

Todos os links abaixo são oficiais e levam para o site da Receita Federal.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

19 Comentários

  1. Unknown disse:

    bom dia eu gostaria de ter informaçoes mais detalhadas de como posso reaver o numero do meu cpf eu moro na europa em luxembourg mas mesmo o orgao do consulado geral do brasil em bruxelas nao tem muita vontade de nos ajudar com todo respeito que temos pela nossa presidente que tem feito muito pelo nosso brasil que olhe tambem para nos afinal tambem nos colaboramos para o crescimento da economia brasileiras e nos orgulhamos de ser brasileiros e pedimos que a nossa governante tome uma posiçao que nos ajude e facilite as coisas para quem luta fora do pais e ao mesmo tempo pelo nosso BRASIL

  2. Raimundo de Castro disse:

    @celsobrasil, acredito que a forma mais fácil é comparecendo a um agência da receita federal.

  3. Sabrina Borges disse:

    Fui em uma agência da receita, para a emissão do número para meu filho (13 anos) e me infomaram que teria que ir no correio para tirar o cpf, mas teria que pagar,(Praia Grande-Sp), mas sendo que em 2010 consegui para meu filho mais velho (16 anos) a emissão de graça, gostaria de saber o porquê não consigo a emissão do CPF de graça para meu filho (13 anos) agora?? Se na época que foi emitido, não teve nenhuma burocracia??

  4. Tais disse:

    Não tenho título como fasso pra tira meu CPF pra recebe o auxílio emergencial só tenho regiatro

  5. fabiana de jesus santos disse:

    Quero fazer minha cpf

  6. lucivania disse:

    como fasso pra tirar
    meu 1 cpf

  7. Joseane santos Araújo disse:

    Eu qria saber como posso tira meu CPF pela internet

  8. ජුසිලයිඩ් සැන්ටොස් සිල්වා disse:

    Eu quero que minha filha tirar CPF

  9. Gabriely Dos Santos Silva disse:

    Eu preciso muito disso

  10. Ronaldo Pereira de Sousa disse:

    Tenho várias dúvidas, gostaria de conversar com alguém da areia.

  11. Eva chambosque Pereira disse:

    Como faço para tirar o 2 via do CPF que meu sobrenome ta errado e da minha mãe

  12. Fabio disse:

    Como faço um CPF sem o futuro

  13. Eliane dos Santos Leal disse:

    Como tirar o CPF

  14. Paulo Bento Santos disse:

    Quero tirar milha cpf

  15. julio jorge ramos moreira disse:

    alterei meu nome apos o casamento

  16. Claudio otaviano da silva disse:

    Meu cpf esta suspenso mas no momento nao consigo regilarizar pois estou desempregado o Q fazer?

  17. Duzangela Rodrigues Vieira disse:

    Regularizar meu CPF