Operadoras de celular são campeãs de reclamações dos consumidores
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As operadores de telefonia celular responderam por mais de 78 mil atendimentos nos Procons de todo o país no primeiro semestre deste ano de 2012, sendo a campeã em atendimentos nessas instituições, segundo informou o Ministério da Justiça nesta quinta-feira (19).
No período foram registradas 861.218 demandas de consumo no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), sendo que logo após a telefonia móvel, aparecem cartões de crédito, com mais de 74 mil atendimentos.
Os números consideram todos os tipos de atendimentos realizados pelos Procons, que vão desde o atendimento preliminar e a simples consulta até os processos administrativos que são instaurados, denominados como “reclamação” pelo Sindec.
De acordo com nota enviada à imprensa, considerando apenas as demandas da telefonia móvel, a Claro respondeu por 37,56 por cento do total, seguida pela Vivo, com 15,19 por cento, pela TIM, com 14,55 por cento, e pela Oi, com 14,44 por cento.
Na véspera, a Anatel anunciou sanções e exigências contra as operadoras Claro, TIM e Oi, em meio a crescentes reclamações sobre a qualidade do serviço das empresas.
A autarquia determinou na ocasião a supensão das vendas da TIM em 18 Estados mais o Distrito Federal, da Oi em cinco Estados, e da Claro em outros três Estados.
A Vivo não teve as vendas suspensas mas, assim como as demais, deverá apresentar um plano de qualidade em 30 dias.
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