terça-feira, 5 de junho de 2012

Seca causa estado de emergência em Codó - MA

O Prefeito de Codó - MA, Zito Rolim, decretou na tarde desta segunda-feira (4), estado de emergência por causa da seca que assola o munícipio.

A medida foi tomada após um trabalho da Defesa Civil Municipal, que constatou estado crítico em 236 dos 586 povoados que existem em toda a zona rural. Nestes povoados, 4.577 famílias foram cadastradas, o que equivale à exatamente 20.835 pessoas atingidas pela estiagem.

Em 2012, choveu 80% menos do que era esperado para os primeiros cinco meses do ano. Na maioria dos povoados visitados pelo cadastramento da Defesa Civil, a colheita foi zero. Não há milho, feijão e nem arroz para plantar ano que vem.

Por conta disso, há necessidade de comida e até de água para beber, com 17 comunidades dependendo de carro-pipa. Tudo indica que o problema se agravará com o fim do esperado período chuvoso.

A economia será atingida num todo, se isso ocorrer, pois, provavelmente, a seca também afetará as criações dos que vivem da agricultura familiar.

O decreto segue direto para o Governo Federal, que agora centraliza os pedidos de apoio, mas também será enviado à defesa civil do Estado do Maranhão.

A expectativa do prefeito, Zito Rolim é a de que a ajuda chegue o mais breve possível. “Para que possamos atender à essas pessoas tanto na questão da perda de seus legumes, as suas lavouras, como também a escassez da água que já gera uma preocupação muito grande”, afirmou Zito.
________________
Com informações de Acélio Trindade, via IMirante.
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: