domingo, 17 de junho de 2012

Golpe do cabide de emprego nas prefeituras - Reportagem do Fantástico

O Programa Fantástico da Rede Globo exibiu neste domingo (17) uma reportagem especial sobre o golpe do cabide de emprego: prefeituras de todo Brasil usam concursos públicos para empregar seus apadrinhados e enganar a população.

A reportagem do Fantástico mostrou claramente o que o Portal Castro Digital já publicou em duas reportagens próprias anteriormente, uma ainda em 2009, e outra já neste ano de 2012. As mesmas podem ser acessadas nos links mais abaixo.

Leia este artigo completo, em seguida comente com seu perfil do Facebook ou Google/Blogger sobre o que você acha desta verdadeira sacanagem com a população brasileira.

Mais abaixo há o vídeo na íntegra da reportagem do Fantástico.

O Fantástico mostrou e provou o que os prefeitos fazem para empregar seus parentes e amigos apadrinhados: contratam empresas de "fundo de quintal" para realizar concursos públicos nas prefeituras, e dão um jeito de aprovar uma "lista especial" de candidatos indicados por eles.

A aprovação nos concursos das prefeituras da "lista especial" de candidatos indicados pelo prefeito é feita de duas formas mais comuns:

Na primeira, o prefeito e/ou assessores simplesmente entregam uma lista de candidatos para a empresa organizadora do concurso, e estes milagrosamente são aprovados. Assim, entram pessoas que nem mesmo são alfabetizadas e nem respondem a prova por completo. Mesmo que estas pessoas respondam as questões erradas, a organização do concurso marca as respostas corretas para eles.

Na segunda forma, a organizadora do concurso simplesmente entrega o gabarito das provas para o prefeito e este distribui ou vende as respostas para os seus indicados. O pagamento, em alguns casos, pode ser até parcelado e descontado do salário, quando o candidato assume o emprego.

Golpes desse tipo atingem a maioria dos 10 milhões de brasileiros que fazem concursos todo ano. E em anos de eleições, como é o caso de 2012, muito mais pessoas são prejudicadas. Por se tratar de ano de eleições municipais, os prefeitos estão saindo do cargo e muitos deles realizam esses concursos fraudulentos para colocar seus parentes e apadrinhados na prefeitura com um emprego vitalício.

Infelizmente os brasileiros que sonham conseguir um emprego através de um concurso público, têm que enfrentar bem mais que a simples prova do certame: pessoas inescrupulosas - prefeitos, assessores, donos de empresas e demais envolvidos - que aplicam esses golpes de forma totalmente desonesta.

Veja abaixo os links para as reportagens já publicadas pelo Portal Castro Digital sobre a máfia do cabide de emprego nas prefeituras:

A máfia dos concursos de prefeituras em anos de eleições (maio/2012)

A máfia dos concursos públicos nas prefeituras (nov/2009)


VÍDEO NA ÍNTEGRA DA REPORTAGEM DO FANTÁSTICO (17/junho/2012) SOBRE O GOLPE QUE TRANSFORMA CONCURSOS PÚBLICOS EM CABIDE DE EMPREGO

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: