Celular, uma praga na sala de aula

Compartilhe esta postagem:

O celular atualmente é um aparelho que tomou o gosto popular e praticamente toda pessoa tem um, e a cada dia, o número de aparelhos cresce cada vez mais. Usado de forma adequada pode ajudar muito, até salvar vidas, mas de forma inadequada, além de atrapalhar, torna-se um incômodo.

Compartilhe no Facebook

Um dos lugares mais inadequados para se manter um celular ligado é na sala de aula. O barulho do toque ao receber uma chamada ou mensagem, tira a concentração e atrapalha a aula. Mas ninguem larga do seu celular, ninguem quer que seu celular se cale. Não existe nenhuma lei que proiba o uso de celulares nas salas de aula, mas as escolas, no seu regimento, proibem o uso do aparelho na sala de aula.

Certamente nunca existirá uma lei que proiba o celular na sala de aula. O Brasil não consegue impedir o uso do celular nos presídios, imaginem nas escolas.

E na escola, além de trapalhar, o aparelho torna-se também um ítem indispensável para o aluno, principalmente nos dias de provas. Já se foi o tempo em que alunos faziam cola (pesca) em pedacinhos de papeis, na carteira, escritas na mão, etc. A moda agora é pescar pelo celular através de mensagens de texto. Há alunos que até têm a cara de pau de ligar para alguém e colar através de uma ligação pelo celular. Pior que isso: acessam a internet pelo celular e pescam pelo nosso tão querido Google.

Mas alguns professores também não ficam atrás. Já ouvi sobre professores que estavam em banca examinando apresentação de monografia e, em vez de prestar atenção no aluno, recebiam uma ligação e ficavam tagarelando no celular.

A boa educação recomenda que, ao portar celular em sala de aula, coloque o aparelho no modo silencioso, mas infelizmente a maioria dos alunos não se lembra disso ou não tem a consciência de fazer isso. Preferem deixar o aparelho tocar com a aquela letra de música horrível e perturbar quem está ao redor. Colocar o aluno para fora da sala não resolve, só aumentará a perturbação, ele certamente ficará andando nos corredores com o aparelho ligado tocando alguma música e atrapalhando todas as outras salas.

O que você acha do uso de celulares na sala de aula? Comente abaixo com seu perfil do Facebook ou do Google/Blogger.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!