quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Bacabal ganha nova sede da Agerp e mercado da agricultura familiar

Nesta terça-feira (13), aconteceu a reinauguração da sede do Escritório Regional da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e a ianuguração do Mercado Raimundo Nonato Silva para venda de produtos da agricultura familiar. Com a presença de autoridades e produtores da região, o evento inaugurou uma nova fase na vida de centenas de agricultores familiares.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Conceição Andrade, ressaltou a importância do novo espaço da agência. "Oferecer um espaço como esse favorece o trabalho dos técnicos da Agerp, inclusive a sua atuação nas comunidades, o que é fundamental para o desenvolvimento da região", disse a secretária.

Em relação ao mercado inaugurado, elogiou a estrutura e a homenagem feita a Raimundo Nonato Silva, o precursor do movimento dos agricultores rurais na conquista pela terra. "Uma bela homenagem àquele que ao longo de sua vida lutou pela terra, para garantir um pedaço de chão para o agricultor plantar. Hoje nós estamos aqui inaugurando um espaço digno, com seu nome, para o produtor expor seu trabalho", ressaltou.

Jorge Fortes, presidente da Agerp, destacou a importância da nova sede para os técnicos do órgão melhor desenvolverem suas atividades e receberem os agricultores que buscam assistência técnica para suas comunidades. Afirmou que a inauguração do mercado é fato inédito no Maranhão e resultado do empenho do órgão e de lideranças.

"Hoje nós entregamos um local aonde será desempenhado um papel fundamental no processo de produção, que é a possibilidade de comercialização, e assim fechamos a cadeia produtiva com sucesso, pois com o mercado o agricultor poderá comercializar seu produto diretamente para o consumidor e num lugar confortável e bem localizado. O que acontece hoje será espelho para outros municípios e até outros estados que tem interesse e reconhecem o valor da agricultura familiar", frisou Fortes.

O senador João Alberto destacou o empenho do gestor de Bacabal, Manoel Viana, para a realização das obras e a importância da inauguração de um espaço que livra os agricultores familiares dos atravessadores na comercialização da produção. "Hoje o agricultor pode dizer que tem o seu próprio mercado para vender produtos frescos, bons e baratos, direto de casa para a população, o que é bom para todos".

A quilombola Geusa Souza, que representou as comunidades diretamente beneficiadas com a inauguração do mercado, agradeceu os projetos levados pela Agerp e aos técnicos sempre presentes em Catucaia, localidade em que reside. "A equipe da Agerp está sempre na nossa casa, não tem dia nem hora para nos atender, com a ajuda dela nós elevamos nossa renda, podemos dizer que somos independentes e vivemos do nosso trabalho", disse a agricultora.

O mercado, localizado na Travessa Capitão Assenço, centro de Bacabal, possui 18 boxes distribuídos para 18 comunidades e que trabalharão, entre elas, em sistema de rodízio, oferecendo frutas, legumes, hortaliças, grãos e verduras a preço bem menor que o oferecido em outros locais.

"Esse saco de coco babaçu custa R$ 1,00 aqui, se a dona de casa fosse comprar de um atravessador pagaria pelo menos R$ 3,00. Aqui nós garantimos preço baixo e produtos sempre frescos, pois trazemos direto de casa", salientou a agricultora familiar Francisca da Silva. Ao final, foram sorteadas dezenas de brindes para os agricultores familiares dos municípios presentes. Também participaram da inauguração o secretário de Estado de Turismo do Estado, Jura Filho; a vice-prefeita de Bacabal, Taugi Lago; prefeitos da região; secretários municipais de agricultura; e representantes da Ufma e Banco do Nordeste do Brasil.
________________  
Referência: Assessoria de Comunicação do Governo do Maranhão.
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: