quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Como pagar contas com os bancos em greve

Os bancários da rede pública de bancos do Brasil estão em greve desde terça-feira (27). A adesão em todo país chega a cerca de 80% da categoria. Apesar de não estarem funcionando, isso não é motivo para que a população não pague suas contas antes do vencimento. Quem atrasar pagamentos, como sempre, será cobrado multas e juros normalmente.

Mas com os bancários em greve, como pagar as contas antes do vencimento? Simples, a seguir duas alternativas.

A primeira alternativa é usar os correspondentes bancários. Eles são estabelecimentos comerciais (livrarias, supermercados, padarias, lojas de conveniência, etc) credenciados pelos bancos, agências dos Correios e casas lotéricas que estão habilitados para receber pagamentos de contas até o vencimento. Mas esses estabelecimentos possuem limite de valores máximos que podem ser recebidos, por isso, informe-se antes, caso valor do pagamento seja muito alto, pode não ser possível o pagamento. Os correspondentes bancários já são muito utilizados, com as greves dos bancos, passará a ter uma sobrecarga e filas enormes. Ainda dentro desta alternativa, podem ser usadas as agências dos bancos privados, pois estes não aderiram a greve.


A segunda alternativa é usar a internet e os caixas eletrônicos. Mas esta opção, principalmente a internet, só recomendo ser usada por quem tem intimidade e sabe usar esta tecnologia corretamente. Nessa alternativa o consumidor pode pedir o débito automático em conta corrente ou pode pagar os boletos nos caixas eletrônicos.

Nos casos de cheques que estão para compensar, cuja conta não tenha fundos suficientes, o consumidor pode tentar resgatar o título - se ainda estiver com o credor – ou, ainda, efetuar depósito via caixa eletrônico, caso o cheque já esteja no banco.

Caso nenhuma das alternativas sugeridas seja viável, o cliente deve entrar em contato com o credor e solicitar outra opção de local para efetuar o pagamento, como a própria sede da empresa. Caso o fornecedor não disponibilize ou dificulte o fornecimento de outro local de pagamento, o cliente deve documentar esta tentativa de quitar o débito, podendo registrar uma reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.


RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Clique aqui para se cadastrar (link só funciona pelo celular, vai abrir uma conversa no WhatsApp)


CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: