Vírus bloqueia computador e acusa usuário de crime

Compartilhe esta postagem:

Uma nova praga virtual, proveniente da Rúsia, bloqueia o computador completamente e exibe uma mensagem dizendo que um crime foi cometido pelo usuário. Para se livrar da investigação policial, é preciso ligar para o número do tipo 0900, no qual parte da tarifa é embolsada pelo dono da linha receptora da chamada, e em seguida digitar o código fornecido pela chamada.

Os erros de português e outros detalhes presentes na mensagem deixam claro que se trata de um golpe. O sistema fica impossível de usar – nem a área de trabalho, nem o gerenciador de tarefas ficam acessíveis. Mas o computador inicia normalmente no Modo Seguro do Windows, o que permite a restauração do sistema e o uso do antivírus.

A praga é conhecida dos fabricantes antivírus, que a detectam com uma variedade de nomes. É muito comum na Rússia, onde ganhou popularidade também nos celulares. Aliás, algumas das pragas exigem o envio de um SMS premium para desbloquear o computador – a resposta chega também por SMS, e o usuário pode digitar o código no computador para livrar-se da praga.

O diferencial da nova praga está na sua capacidade de usar uma grande quantidade de idiomas, inclusive o Português Brasileiro. Vírus desse tipo são conhecidos pela categoria de “ransomware” ou “software sequestrador”. Os mais agressivos criptografam os arquivos da vítima e exigem o pagamento do “resgate” para ter a chave que pode abri-los novamente.
________________
Referência: com informações do Portal G1 e Terra.

RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK


CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!