Atraso no salário dos professores do ProJovem Urbano no Maranhão

Compartilhe esta postagem:

A reclamação dos professores do ProJovem Urbano do Maranhão é geral: seus salários estão atrasados há 5 meses. A última vez que eles viram a cor do dinheiro foi em outubro de 2010, de lá para cá, só trabalho, nada de salário.

Além de não receber os salários, os professores também não podem reclamar de forma pública sobre a situação, pois são ameaçados de demissão. E até o mês de outubro de 2010, os professores receberam apenas os salários, o dinheiro destinado a outras finalidades como custeio de aulas práticas, qualificação profissional dos professores, material para alunos e professores, não foram aplicados.

Os professores fazem reclamação dos seus salários atrasados apenas em trocas de e-mails entre si. O Portal Castro Digital, com a permissão de um dos professores do ProJovem urbano do Maranhão, que está com seu salário atrasado, teve acesso com exclusividade a esses e-mails.

Veja o que um professor escreveu num e-mail em fevereiro:

“Data: 22 de fevereiro de 2011 12:41
Assunto: FW: Recurso do Projovem:
Para: [email protected]
CAROS COLEGAS,
DAQUI A DOIS DIAS COMPLETAREMOS 4 MESES DE TRABALHO ESCRAVO. SIM, ESCRAVO POIS ESTAMOS NOS SACRIFICANDO E NÃO ESTAMOS OBTENDO RETORNO, NA VERDADE O RETORNO QUE NOS DÃO, SÃO INDIRETAS DE AMEAÇAS DE DEMISSÃO CASO PAREMOS DE DAR AULAS. ATÉ AGORA OQ A SUPERINTENDÊNCIA DO PROJOVEM NO MARANHÃO, (…) NOS INFORMA, É QUE O MOTIVO PELO QUAL O PROJOVEM NACIONAL NÃO REPASSA A VERBA SERIA POR CONTA DE UM ROMBO DE 23 MILHÕES DE REAIS DEIXADO PELA GESTÃO ANTERIOR. SERÁ Q (…) PENSA QUE SOMOS IDIOTAS OU OQ? SE REALMENTE EXISTESSE ESSE BLOQUEIO O PROJOVEM 2010 NEM EXISTIRIA. SERIA MAIS LÓGICO ESSE BLOQUEIO EXISTIR DESDE O INÍCIO DO PROGRAMA, CONCORDAM?

OUTRO PONTO QUE NOS CHAMOU ATENÇÃO, FOI QUANTO AO REPASSE DO FNDE NO ANO PASSADO PARA O PROJOVEM URBANO NO MARANHÃO. (ESTÁ EM ANEXO ABAIXO) SE PRESTARMOS BEM ATENCÃO, VEREMOS OS REPASSES PARA A REALIZACÃO DAS AULAS PRÁTICAS DE QUALIFICACÃO PROFISSIONAL, MATERIAL DE ALUNOS, MATERIAL DE PROFESSORES. PRA ONDE FOI O DINHEIRO PARA A REALIZAÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS JÁ QUE ESSAS NUNCA SE ACONTECERAM? E PARA COMPRA DE MATERIAIS DE ALUNOS? E DE PROFESSORES? OBSERVEM BEM QUE A QUANTIA NÃO É POUCA.
MEUS CAROS, TEMOS TODOS QUE PARAR PARA PENSAR E PERCEBER Q ESTÃO NOS FAZENDO DE PALHAÇOS. VAMOS NOS UNIR, POIS SO A UNIÃO FAZ A FORÇA.
SUGIRO PARARMOS TODOS DE DAR AULAS E DENUNCIAR ESSA FALTA DE RESPEITO CONOSCO. AFINAL SOMOS PROFISSIONAIS E QUEREMOS O NOSSOS DIREITOS RESPEITADOS.
VAMOS JUNTOS FAZERMOS UMA DENÚNCIA NO MINISTÉRIO PÚBLICO, MINISTÉRIO DO TRABALHO, ENFIM ONDE NOS FOR DE DIREITO DENUNCIAR. NÃO PODEMOS É FICAR PARADOS E DE BRAÇOS CRUZADOS. JÁ FICAMOS ASSIM POR 4 MESES E SE CONTINUARMOS VÃO SER MAIS UNS MESES.
OBRIGADO PELA ATENCÃO!”

Veja mais outros e-mails deste mês de março:

“Data: 10 de março de 2011 13:31
Assunto: Re: CONFIRMAÇÃO
Para: [email protected]
E a previsão para o pagamento dos educadores? A situação está praticamente insustentável, cobrar dos educadores é fácil, mas na hora de cumprir com as responsabilidades ninguém se manifesta.”

“Data: 11 de março de 2011 11:45
Assunto: PAGAMENTO
Para: [email protected]
Quando irá sair o pagamento dos educadores? Será necessário reunir todos os educadores do projovem urbano do estado do maranhão para entrar com uma ação coletiva para que possamos receber o que nos é de direito? Se estamos trabalhando é porque precisamos, somos todos pais e mães de família que possuem responsabilidades com às quais temos que cumprir. Gostaria que alguém se manifestasse e nos falasse algo a respeito.
Senhores educadores uma prova será aplicada dia 15/03/2011. Seria bom se todos os professores do projovem urbano do estado do maranhão entrassem em um concenso e aplicassem essa prova somente quando houvesse o pagamento. Precisamos lutar com as armas que nós temos, pois algo precisa ser feito, se não fizermos absolutamente nada as coisas vão continuar da maneira que estão.”

A Secretaria de Estado da Juventude, diz que está passando por uma auditoria do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, autarquia vinculada ao Ministério da Educação – MEC. O FNDE é o orgão responsável pelos repasses dos recursos do ProJovem. Segundo a secretaria da Juventude, a auditoria se deve à constatação de irregularidades na implantação do ProJovem na gestão anterior. A secretária informa ainda que já enviou uma nota (em fevereiro) ao MEC respondendo aos questionamentos da auditoria e solicitando os recursos.

Mas até a presente data, os professores do ProJovem Urbano do Maranhão continuam com cinco meses de salários atrasados. E mais, no ano de 2010, apesar de dinheiro especificado para cada tipo de despesas, os professores receeberam apenas os salários até o mês de outubro, os outros recursos (custeio de aulas práticas, qualificação profissional dos professores, material para alunos e professores) não foram aplicados.

VEJA O DINHEIRO RECEBIDO PELA SECRETARIA DA JUVENTUDE DO MARANHÃO DESTINADO AO PROJOVEM URBANO EM 2010 (CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)

IMAGEM - Recursos repassados ao ProJovem Urbano no Maranhão em 2010
IMAGEM - Recursos repassados ao ProJovem Urbano no Maranhão em 2010
IMAGEM - Recursos repassados ao ProJovem Urbano no Maranhão em 2010

O ProJovem Urbano destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua re-inserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania. (Fonte: site do ProJovem Urbano)

Quem comanda a scretaria da juventude é o secretário adjunto, André Campos. Ele está à frente nos despachos, decisões, encontros e reuniões mas quem dá as diretrizes das decisões é o deputado estadual Roberto Costa que deve assumir o cargo de titular da secretaria nos próximos dias. Nenhum dos dois estão com seus salários atrasados. A situação dos professores do ProJovem Urbano é insustentável, como um deles descreve no e-mail acima. Quem trabalha é porque precisa receber seu salário e, de preferência, em dia.

RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK


CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!