A vida dos negros albinos na África

Compartilhe esta postagem:

Essa postagem mostra como é a vida da população negra albina na África. Através de textos e imagens, você vai ver e entender como é a discriminação e a perseguição de quem é albino no continente africano.

Albinismo, do latim “albus”, que significa branco, é uma condição genética hereditária e caracterizada pela ausência de melanina na pele, olhos e cabelo, assim, pode afetar todas as raças, sem distinção. Melanina é a substãncia que dá cor à pele.

A pura ignorância, a superstição e o grande preconceito social, tornaram os albinos africanos pessoas marginalizadas e prisioneiras dos que acreditam que certas partes do seu corpo trazem boa sorte. Por isso, albinos africanos são amputados e/ou mortos por gangues para terem partes do corpo transformadas em amuletos.

IMAGEM - Negro albino na África
IMAGEM - Uma família negra africana com filhos albinos
Uma família negra africana com filhos albinos
IMAGEM - Albinismo
IMAGEM - Albinismo

Logo após o nascimento de uma criança albina, elas são rejeitadas. Geralmente por seus pais que os abandonam e as suas mães, que são responsabilizadas pela condição fragilizada da criança.

IMAGEM - Albinismo
IMAGEM - Albinismo

Albinos têm dificuldade na escola para ver o quadro-negro. Professores e colegas os discriminam e insultam. Encontrar trabalho é difícil, eles são marginalizados. Sofrem problemas de visão e o sol africano inclemente lhes causa sofrimento, causando ulcerações e queimaduras. Muitos jovens morrem de câncer de pele. Não é fácil ser albino na maioria dos países africanos, muitos dos quais, particularmente nas zonas rurais, explicam a sua falta de pigmentação por uma maldição que paira sobre a família.

IMAGEM - Albino sem óculos na escola
Albino sem óculos na escola

Falta de condições financeiras fazem com que os albinos africanos não usem óculos, apesar de terem problema na vista.

IMAGEM - Albinismo
IMAGEM - Albinismo
IMAGEM - Albinismo

A população albina na África é maior do que em qualquer outro lugar do mundo. Por serem tão numerosos, os primeiros colonos portugueses os classificaram como uma raça à parte. Na Europa a taxa de albinismo é um para cada 17.000 pessoas, na África chega a 2.000 ou 5.000, dependendo do país. Uma a cada 70 pessoas é portador do gene. Se o seu parceiro também é um portador, sua prole terá maior chance de ser albino.

IMAGEM - Albinismo

Albinos são “peças cobiçadas” pelas bruxas. As pernas, braços, pele, língua, e cabelos de albinos valem milhares de dólares. Os curandeiros os utilizam para “curar doenças” e para prometer fortuna. Uma das crenças africanas mais arraigadas garante que se você beber o sangue de um albino vai ganhar muito dinheiro.

O perverso ritual inclui a queima de barracos das vítimas. Os assassinos recebem, em troca, uma ou duas vacas, que lhes são dadas pelos líderes da comunidade pelo seu bom trabalho prestado.

IMAGEM - Bibiana
Bibiana

Uma das vítimas dessa perversidade é Bibiana. Ela foi amputada à noite por pessoas que acreditam que partes do seu corpo albino, usado em conjunto com outros medicamentos tradicionais, podem ajudá-los a ficar ricos em mineração e nas indústrias pesqueiras. As pessoas que atacaram e amputaram a perna de Bibiana foram presas.

IMAGEM - Bibiana e sua irmã Tendyebua
Bibiana, de 10 anos, e sua irmã Tendyebua, de 8, em um hospital de Gaita, Tanzânia
IMAGEM - Bibiana na cadeira de rodas
Bibiana na cadeira de rodas
IMAGEM - Bibiana
O presidente de associação Mwanzas Albina, Alfred Kapole, ajuda Bibiana a caminhar

Para proteger os albinos, organizações internacionais abriram acampamentos especiais, onde os negros albinos podem viver com maior segurança.

IMAGEM - Acampamento albino
IMAGEM - Acampamento albino
Acampamento albino
IMAGEM - Albinismo

Os albinos que conseguem sobreviver neste ambiente tão hostil, para continuarem vivendo, têm que trabalhar sob o escaldante sol africano, ficando irremediavelmente doentes de câncer de pele. A média anual estimada é de cerca de uma centena de assassinatos, e até agora as autoridades acreditam que, desde os anos oitentas, foram mortos mais de três mil albinos em crimes cometidos com lanças e facões.

IMAGEM - Albino em tratamento médico
Um dermatologista aplica um tratamento à base de crioterapia em uma criança albina que apresenta uma queratose actínica, uma lesão pre-cancerígena
IMAGEM - Albinismo
IMAGEM - Albino refugiado
Este negro albino chegou de barco a Tenerife pedindo asilo para escapar dos bruxos

O governo da Tanzânia proibiu o curanderismo, para impedir a caça dos albinos. Mas a questão é, o que acontece no resto da África? Algumas ONGs estão a trabalhar muito para chamar a atenção para estas redes criminosas.

IMAGEM - Albinismo

Essa é a realidade dos albinos na Àfrica. E agora que você a conhece, ajude-me a fazer com que outras pessoas também conheçam!

Castro Digital | Artigos recentes:

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

38 Comentários

  1. edilene brandao da silva disse:

    uai
    como pode isto
    gente?

  2. Francisco Castro disse:

    Olá, amigo Castro!

    É lamentável como o preconceito está em todos os lugares e em todas as sociedades. Devemos respeitar as diferenças, ninguém é igual a outra pessoa, então por que espanto ou se comportar de forma diferente diante de uma pessoas que destoa das outras pessoas? Devemos respeitar a todos, independente de que tipo a pessoa seja.

    Abraços

    Francisco Castro

  3. Unknown disse:

    Imagino como deve ser doloroso viver e conviver em um lugar onde + doque nunca vc é diferente de tds e por este motivo é perseguido..

  4. Anônimo disse:

    Vai parecer um comentário estúpido, mas quando vejo coisas assim penso que Hitler tinha razão. Infelizmente. Se tratam como animais pré-históricos mesmo. Guerras de etnias e tribos. Que barbaridade!

  5. Anônimo disse:

    Ei Castro, me desculpe, depois fui ver que este tópico é sério ! Pensei que era algum tipo de brincadeira, igual ao "Não salvo". Abraços. Não me leve à mal…

  6. Paulo C. Vaz disse:

    Está claro que trata-se de fruto da ignorância, devido à falta absoluta de informaçao quanto ao resto do mundo. Na Nigéria, onde estive por quase dois anos — e acredito que na maior parte da África — quando eu andava nas ruas de uma cidade do interior, por exemplo, onde poucos brancos chegavam, formava-se uma fila de crianças, seguindo-me, e gritando "ô-ibô, ô-ibô", que quer dizer homem amarelo. Riam e se divertiam muitíssimo. Penso que imaginavam que todo o resto do mundo era de raça negra. E eu nao sou albino, apenas de pele mais clara do que a deles. Imagino o que seria para uma pobre criança albina naqueles lugares.
    PCVaz

  7. Antonia disse:

    Tudo isso é muito triste, mas, infelismente é a realidade dessas pessoas AlBINAS na Africa.
    O pior de tudo, que além do preconceito e do abandono dos pais, são mutilados para servirem de amuleto por pessoas frias, crueis, assassinas (sim! Assassinas!), que não tem Deus no coração. Meu Deus! O que uma pessoas é capaz de fazer para ter riquezas.
    Nessas horas, fico pensando: "Será que devo mesmo ser contra à pena de morte?"
    Oh Deus! Me perdoa se estiver errada.

    Um abraço para você castro.

  8. ninna oliveira disse:

    Isso é que é ignorancia. Como pode isso, partes de pessoas servirem de objeto para dar sorte. Mas é dificil mostrar que não é assim, ja que isso é algum tipo de crença la na Africa. O amor e a quebra de preconceito nao é facil de se propagar, mas a desumanidade, a ignorancia, a estupidez e o desamor ao proximo, isso sim se espalha como papel picado e jogado de cima de uma montanha.

    Infelizmente isso existe!
    Abraço e desejamos que isso mude!!!

  9. Anônimo disse:

    nesse artigo tive o conhecimento que esse mundo está cada vez mais atroz, a maldade existe, o preconceito. Fiquei chocada, pois existem pessoas albinas sofrendo, o que não deve passar pelas suas mentes. MEU DEUS, como é espantoso que crimes como esses aconteçam, violando assim os direitos humanos e a dignidade dessas pesoas

  10. Adriana Ribeiro Jd Cidália - Cid Ademar - SP disse:

    Enquando o governo da Africa não tomar uma atitude mais séria e condenar todas as pessoas mesmo as do "ALTO PODER" os PODEROSOS .. isto continuará acontecendo infelizmente. A ignorância e a maldade ainda prevalece forte em mtos Países … principalmente lá … onde a miséria, doença e a falta de amor ao próximo é quase nula.
    Graças a Deus existe Essa ONG q trabalha em favor de amor ao próximo.

  11. Unknown disse:

    A paz do senhor jesus cristo, sou pr. evangelico a treze anos e vinte anos de fe.e lamentavel como as pessoas fazen ancepição dos seres humanos. a verdade e porque o homem natural não entende as coisas espirituais, este mundo não tem jeito nos não somos daqui e não viemos para ficar.caro amigo se você ainda não e evangelico, aceite jesus como unico salvador de sua vida, pois ele esta voltando e temos que esta preparados para a sua vinda. Pr. Junior Lopes.

  12. Negra Soares disse:

    Boa tarde.
    Essa reportagem foi muito bem elaborada, parabenizo a você Castro, por mostrar as pessoas que isso é mais um sofrimento que os Africanos passam, não chamo isso de preconceito,mais sim falta de conhecimento,a África é de tradições que vem de geração em geração e eles crescem assim. O que as ONGs tem feito é muito louvável, mais a luta não é fácil, mostrar a eles que isso não passa de alguma forma que isso é só crendices que não leva a lugar nenhum demora muito tempo e tem vez que nem conseguem fazer com que mudem de opinião.
    E não concordo que Hitler tinha razão, pois se ele tivesse razão não existia mais nenhum Judeu, nem Negros, nem Índios…

  13. BLOGGER disse:

    jente o preconceito ainda existe é muito dificil ver pessoas sofrendo .

  14. BLOGGER disse:

    jente olhemos as condiçoes dessas crianças sem ter oportunidade de viver muitas vezes até a familia os abondonam a que elas vao pedir apoio se nen seus familiares ajudan nesse momento é muito triste porque tratase ,de crianças e pessoas indefesas doi muito .espero que um dia alguén tome uma atitude e mude essa historia.

  15. Anônimo disse:

    Infelizmente o preconceito existe e e' cruel….qto ao governo africano tomar qualquer atitude, acredito que jamais aconteca…O que esta por traz da pobreza, da fome, do preconceito, da doença gera lucros exorbitantes para poucos $$$$.
    Que especie de seres nos somos qdo nao podemos mudar essas atitudes….muitas vezes assim como muitos me deprimo, sofro, mas infelizmente sozinha nao faço nada…ninguem faz, o jeito e' pedir pela misericordia de Deus para com as pessoas mais desprotegidas do que nos e fazer o que esta ao nosso alcance, mesmo que seja pouco.

  16. Anônimo disse:

    que dó

  17. Andreza disse:

    Nossa to chocada com tudo isso que eu li, nunca imaginei esse tipo de situacao.

  18. Anônimo disse:

    Muito triste gente, que Deus ajude esses seres.

  19. Anônimo disse:

    somos criaturas de nossas proprias misturas,devemos olhar o outro com mas amor e respeito.SER DIFERENTE É SER NORMAL

  20. Jamylle disse:

    Por isso que assim que eu me formar vou cuidar dessas pessoas.

  21. kelly disse:

    nossa e triste …eles naum tem culpa de serem assim e ainda o povo teim preconceito ….naum imaginava q era assim…deus ajude eles !

  22. YZABEL disse:

    O SOL NASCE PARA TODOS…

  23. blog disse:

    kd. a onu e o pessoal do direitos humanos nao fazem nada so fecha os olhos para a dura realidade em que vivi este ser humanos

  24. blog disse:

    alguem tem q. fazer alguma coisa

  25. Elisa Faccin disse:

    oLÁ
    Estarei expondo alguns trabalhos na semana da conciencia negra (sou artista plastica…pintei um trabalho referente o albinismo na africa)
    estarei utilizando o seu texto para divulgar as atrocidades e informar a população sobre esse infeliz ideia que se tem sobre o albinismo, espero que vc não se incomode com isso, estarei divulgando seu nome e seu trabalho na net…caso queira entrar em contato…visite meu blog
    artmakena.blogspot.com
    minha tela com o titulo kitoto (criança preciosa)
    um abraço e parabens pelo seu trabalho
    Elisa Faccin

  26. Unknown disse:

    Perceberam isto ? Os Albinos e os negros possuem uma coisa em comum, não, duas coisas, ambos sofrem de preconceito por sua cor e ambos nascem sofrendo, os albinos mais que os negros, pois os negros ainda sobrevivem em baixo do sol e de quebra os albinos ainda tem que sofrer a descriminação que os próprios negros infligem aos albinos.
    Puts, é um povo mais desgraçado que o outro '-' E eu aposto que o povo branco não discrimina os albinos! Isso é uma barbárie.
    Naturalmente, comentário escrito por um branco '-'

  27. Unknown disse:

    eu axei terrivel isto que fazem com os albino eles deveriam pelo governo da africa ter um tratamento e deveriam ser pessoas especiais isto ai que acabei de ver é terrivel isto que fazem com os albinos é anti-gente

    lucas alves

  28. Unknown disse:

    olha q tem gente com a vida otima reclama e ñ da valor muito triste isso!!!!!!!!!

  29. Unknown disse:

    isso e muito triste dê valor nas coisas mais maravilhosa do mundo que e nossa vida!!!!!!!!!!

  30. Unknown disse:

    O meu especial agradecimento. Para ti Castro. Sem comentario sou da raça albina.
    Ildo Miguel Guilamba

  31. Unknown disse:

    O obrigado vai para todos que nos ajudam directo ou indirectamente e em especial para Castro

  32. Unknown disse:

    obrigado

  33. Unknown disse:

    Tenho a honra de agradecer a todos voces que nos ajudam directo ou indirectamente, continuem com esses bondosos coraçôes, e em especial agradecer ao Castro pela reportagem. Dizer que, foi do meu imenso prazer ver e perceber a reportagem, tenho agora o conhecimento de que existem alguns da raça diferente que dam valor a raça albina. O meu obrigado para todos que compartilharam a reportagem.

  34. Unknown disse:

    Essa é a realidade, é bom estarmos bem informados sobre as dificuldades de nossos povos, meus irmãos!!!

  35. ediel disse:

    agente pensa que é em outro mundo. isso mesmo lamentavel.

  36. Fran Sk8 disse:

    quando um branco é preconceituoso vai preso, porque ao contrario não????

  37. Marcos Toni disse:

    Religião = ignorância santificada + senso comum superiorizado + burrice idolatrada + cegueira sobrenaturalizada = maldade tratada como bondade.

    A prova de que racismo contra brancos existem.

    INVERSÃO DA REALIDADE.

  38. Tiago disse:

    Parabéns pela publicação! Muito esclarecedora e chocante ao mesmo tempo.