quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Fotos e vídeos do I CONIL na UFMA de Bacabal - Congresso Internacional de Letras

O I Congresso Internacional de Letras (I CONIL), com o tema "Língua Portuguesa e suas Literaturas no mundo", ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2017, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Bacabal. O evento marcou a presença recente do curso de Letras da UFMA no interior do Maranhão, com o intuito de estabelecer encontros, diálogos e parcerias com instituições no âmbito regional, estadual, nacional e internacional.



Contou com a presença do Prof. Dr. Carlos Reis (Universidade de Coimbra), Prof. Dr. Sírio Possenti (UNICAMP), Prof. Dr. Hélder Garmes (USP), Dra. Edna Cristina Muniz da Silva (Universidade de Brasília), Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto (Universidade de São Paulo), Prof. Dr. André Carneiro Ramos (UERJ), Prof. Dr. Wilton José Marques (UFSCar), Profa. Dra. Tânia Maria Moreira (UFSM), Profa. Dra. Ana Kuzmanović Jovanović (Universidade de Belgrado), além do Coordenador do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade de Assuã, o egípcio Maged ElGebaly, Valerie Sutton, criadora do sistema de escrita SignWritingpara pessoa portadora de surdez, se fez presente através de lembranças que enviou aos participantes que se inscreveram no minicurso ministrado pelos membros do Comitê de Ação de Surdos, Profa. Dra. Marianne Rossi Stumpf (UFSC), Profa. Dra. Sandra Patrícia de Faria do Nascimento (UNB), Prof. Dr. Adam Charles Frost (University of California) assim como pelo Prof. Esp. Gérison Kézio Fernandes Lopes (UFMA), tradutores e intérpretes vindos de São Luis e a Professora Margarida Maria Pimentel de Souza (UFC) que fez um workshop de dança meditativa com alguns movimentos e mudras, apresentados através do sistema de escrita SignWriting.


Foi o segundo encontro que insere a cidade de Bacabal no cronograma de eventos internacionais de Letras no Brasil. Este congresso foi uma ampliação do I Colóquio Internacional de Letras (I CIL) "Linguagem e Diversidade Cultural", realizado em junho de 2016, que também foi um sucesso.

O congresso abordou temáticas que se caracterizam pela reflexão a respeito da Língua Portuguesa no mundo, permitindo a discussão acerca de temas, como: "Estudos Linguísticos", "Ensino de Língua Portuguesa", "Gêneros Textuais e Ensino de Língua Portuguesa", "Tecnologia e a Formação Continuada de Professores", "Pluriculturalismo e Educação", "Literatura e Ensino", "Literaturas Comparadas", "Literaturas Africanas de Língua Portuguesa", "Literaturas de Língua Portuguesa" e "Língua de Sinais". As discussões e reflexões foram organizadas por meio de mesas coordenadas, conferências, palestras, minicursos, simpósios, comunicações e mostra cultural, que visaram a reflexão sobre a Língua Portuguesa e suas literaturas no mundo. Houve lançamento de livros.

O evento foi marcado por grandes emoções e diversos momentos de discussões sobre Língua Brasileira de Sinais e Estudos Surdos através da mesa redonda, oficinas, minicursos, workshop e simpósios que exploravam a temática. Contamos ainda, com a presença da Professora doutoranda Margarida Maria Pimentel de Souza (UFC) ministrando a Oficina Dança Meditativa e Tara e SignWriting: Integrando Lingua(gens) e Culturas. A Professora Margarida Maria Pimentel de Souza atua como Professora da Universidade Federal do Ceará, é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em SignWriting sob a coordenação da Profª Drª Marianne Rossi Stumpf/UFSC.

Além de momentos sobre Língua Brasileira de Sinais, Língua Portuguesa e suas Literaturas o I CONIL teve momentos de debates e discussões sobre a Psicopedagogia no Minicurso Intervenção Psicopedagógica na Leitura e na Escrita ministrado pela Professora Dra. Marisa Pascarelli Agrello. A Profa. Dra. Marisa Agrello é Pró- Diretora de Desenvolvimento Institucional do Centro Universitário INTA – Sobral; Diretora da Clínica de Psicopedagogia do Centro Universitário INTA - Sobral; Membro do Conselho Editorial da Revista Formar Interdisciplinar (desde 2012). Professora Convidada da Universidade Estadual do Ceará. Associada Titular Reconhecida pela ABPp - Associação Brasileira de Psicopedagogia, atua ainda como coordenadora dos Cursos de Pós- graduação Lato Sensu na área da Educação do Centro Universitário INTA.

Em seu último dia contou com a mesa redonda intitulada Libras e suas Literaturas mediada pelo Professor Gérison Kézio Fernandes Lopes (UFMA/Campus Bacabal) com a presença do Professor Ms. Adam Charles Frost (University California), Professora Dra. Marianne Rossi Stumpf (UFSC) e Professora Dra. Sandra Patrícia de Faria do Nascimento (UnB). No momento pudemos apreciar uma discussão sobre a importância da Literatura Surda na Educação de Surdos, bem como a importância do método SignWriting desenvolvido por Valerie Sutton para manifestação escrita das Línguas de Sinais, método bastante adotado no registro da Literatura Surda. A mesa redonda ainda contou com a participação em vídeo de Valerie Sutton que esteve presente no evento através de sua colaboração e doação de materiais sobre a Escrita de Sinais para os participantes do Minicurso Básico em SignWriting e do Workshop de Software SignWriting.

O Professor Gérison Kézio Fernandes Lopes atualmente atua como professor de Libras na UFMA/Campus Bacabal e é Presidente da Associação de Surdos e Tradutores Intérpretes de Libras de Bacabal – ASTILB, e desde o ano passado vem organizando eventos na área de Libras em Bacabal, dentre eles podemos destacar a mesa redonda e o minicurso de Libras no I Colóquio Internacional de Letras – 2016, bem como o Projeto de Extensão de Formação de Tradutores Intérpretes de Libras em parceria com a SEMED e o Projeto de Pesquisa sobre a Importância Linguística e Cultural da Associação de Surdos na cidade de Bacabal. Nesse ano, no I CONIL, o professor Gérison Kézio, em parceria com Valerie Sutton, trouxe a presença de Marianne Stumpf e Adam Frost.

A Professora Marianne Rossi Stumpf atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina e chefe de departamento de Libras da UFSC. O Professor Adam Charles Frost atua como Professor de Língua Americana de Sinais (ASL) em San Diego State University e é consultor e assistente de idiomas do Centro for Sutton Movement Writing, Licenciado em Estudos Surdos com uma concentração em ASL e Literatura ASL pela Universidade Estadual da Califórnia, Northridge. Mestre em Linguística pela Universidade Gallaudet. Escreveu em parceria com Valerie Sutton diversas obras importantes sobre SignWriting.

Na mesma mesa em que estavam presente os professores Adam Frost e Marianne Stumpf, fez-se presente a Professora Dra. Sandra Patrícia de Faria do Nascimento que atualmente é professora da Secretaria de Estado de Educação do DF e pesquisadora colaboradora vinculada ao Departamento de Linguística da Universidade de Brasília. Atua como intérprete de Língua de Sinais Brasileira, colabora com a Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos – FENEIS.

Em todas as palestras o auditório o encontrava-se repleto de pessoas ávidas por conhecimento, cada evento tem contado com a participação em massa de estudiosos de Letras e de áreas afins para discutir e partilhar os resultados de suas pesquisas e dos trabalhos desenvolvidos. A comissão organizadora está de parabéns.

VÍDEOS







FOTOS

Clique aqui para ver o ÁLBUM completo no Facebook com mais de 200 fotos

CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: