Inscrições em 2 cursos grátis na UFMA para Professores – aperfeiçoamento e extensão

Compartilhe esta postagem:

Estão abertas as inscrições para 02 cursos grátis de Formação de Professores na UFMA (Universidade Federal do Maranhão). Os cursos de aperfeiçoamento e extensão terão carga horária de 40 e 120 horas. Veja abaixo a descrição detalhada de cada curso, local de oferta e procedimentos para inscrição.

CURSO 1: MÚLTIPLAS LINGUAGENS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

O curso “Múltiplas linguagens no processo de ensino-aprendizagem, nos anos iniciais do ensino fundamental” é uma realização do departamento de Educação I, por meio do Estágio em Formação de Formadores, do curso de Pedagogia do campus Bacanga da UFMA.

O curso objetiva discutir o processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental ressaltando a necessidade do uso de múltiplas linguagens que materializem a ação-reflexão-ação. A formação é voltada para professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, preferencialmente, da rede pública de ensino.

O curso começa no dia 29 de maio de 2017 e segue durante os dias 05, 12, 19 e 26 de junho e 03 de julho. Com certificação de 40hs, o curso acontece no Centro de Ciências Sociais – CCSo do campus Bacanga em São Luis, nas salas 101, bloco F e 101, bloco E, das 19h às 21h.

As atividades serão divididas em cinco ateliês com as temáticas: Contação de histórias; teatro; música; jogos; brincadeiras. Os interessados devem realizar a inscrição, gratuitamente, enviando a ficha de inscrição (clique para baixar a ficha) para o e-mail: [email protected], assim como, devem aguardar a confirmação e o aceite da comissão organizadora do evento. As vagas são limitadas em 50 participantes.

CURSO 2: GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA (GSE)

Considerando a necessidade de introduzir e fortalecer as discussões a cerca da sexualidade na formação docente e continuada, a Universidade Federal do Maranhão, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas (Gesepe), oferece o curso de Formação Docente Contínua. O objetivo é desenvolver a formação continuada de profissionais em educação, em especial de professores da Educação Básica, para a promoção da inclusão social por intermédio de conteúdos transformadores das culturas discriminatórias de gênero e da sexualidade nas escolas.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O curso foi desenvolvido de modo a permitir o debate transversal sobre as temáticas de gênero, sexualidade, diversidade sexual e de gênero. Para tanto, foi estruturado em quatro módulos, dois deles temáticos, um de Introdução ao Curso e de Planejamento e outro de Avaliação, possibilitando ao cursista a correlação entre temas abordados, estruturado nos seguintes Módulos: Introdução ao Curso a ao Ambiente Virtual e Aprendizagem – 30 horas: 10h presenciais e 20h a distância; Gênero – 30 horas: 5h presenciais e 25h a distância; Educação para a Sexualidade – 30 horas: 5h presenciais e 25h a distância; e Avaliação – 30 horas: 10 horas presenciais e 20h a distância.

Serão disponibilizadas 100 vagas para São Luís, 50 para Codó e 50 para Imperatriz. 25% dessas vagas são profissionais oriundos de instituições particulares e comunitárias, bem como para recém graduados e alunos de cursos de licenciatura e no ato da inscrição o candidato deve escolher um dos três municípios.

O público alvo são os profissionais da educação, preferencialmente da educação básica pública, com disponibilidade de participar do curso, nas atividades on-line – cerca de 10 horas semanais, e nos três encontros presenciais que acontecerão nos três municípios maranhenses citados acima.

O Curso de Extensão Gênero e Sexualidade na Escola – GSE, na modalidade presencial, ocorrerá no período de 20 de maio a 30 de setembro, e terá carga horária total de 120 horas: 30h presenciais e 90h à distância. O período de inscrição é até 25 de abril de 2017. Para se inscrever clique aqui para acessar o formulário on line de inscrição. Mais informações podem ser obtidas através do email [email protected].

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Unknown disse:

    Como e qual dia será publicado a relação de quem foi classificado ?