quinta-feira, 9 de março de 2017

Lista de mudanças no ENEM a partir de 2017: prova em dois domingos e muitas outras novidades

A lista de mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir deste ano de 2017 foi divulgada pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira (9). As alterações no ENEM se devem a uma consulta pública sobre o exame, ocorrida entre os dias 18 de janeiro e 17 de fevereiro.


A principal mudança é que a prova agora será em dois domingos, e não mais no sábado e domingo. Veja abaixo todas as novidades do ENEM 2017. As provas do ENEM 2017 serão nos dias 05 e 12 de dezembro (em dois domingos). Cadernos de prova serão personalizados, com nome e número de inscrição na capa e cartão de respostas.


Primeiro domingo, dia 05, terá a prova de linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de prova; no segundo domingo, dia 12, matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova. Portanto, a ordem das provas foram alteradas, mas a quantidade de questões continuam as mesmas: 90 questões em cada dia, perfazendo um total de 180 questões.

A isenção da taxa de inscrição do ENEM será válida também para quem tiver cadastro no CadÚnico (que reúne famílias de baixa renda). Continuarão isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio de escolas públicas, os candidatos com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aqueles que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral de escola privada.

Isentos do pagamento da inscrição que não comparecem perdem direito ao benefício no ano seguinte se a ausência não for justificada. A exceção ocorrerá nos casos em que o indivíduo justificar sua ausência por meio de atestado médico ou documento oficial que comprove a impossibilidade de seu comparecimento. Antes, bastava fazer uma autodeclaração com a justificativa da ausência.

ENEM não valerá como certificado do ensino médio. A partir de 2017, os jovens poderão obter o documento pelo Encceja (Exame Nacional de Certificação De Competências de Jovens e Adultos) – tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio.

Bolsas de Estudo em cursos de Graduação e Pós-graduação

Solicitação de tempo adicional para atendimento especial deve ser solicitada na inscrição. Os candidatos que precisarem de atendimento especializado na prova, como no caso daqueles que têm alguma deficiência, deverão fazer a solicitação de tempo adicional no ato da inscrição, apresentando um documento que comprove a necessidade do benefício.

A possibilidade de fazer a prova no computador foi recusada na consulta pública. Os participantes votaram contra a prova virtual: 70,10% disseram não a ela.

Não haverá mais o resultado do ENEM por escola – dado que costuma ser disponibilizado anualmente. A lista é popularmente conhecida como "ranking" do Enem por escolas.

As inscrições para o Enem 2017 ficarão abertas entre os dias 8 e 19 de maio de 2017, em matéria a ser publicada aqui no site. Os resultados do Enem 2017 serão divulgados em 19 de janeiro de 2018. Os candidatos continuarão podendo acessar o resultado por área de conhecimento e o desempenho individual.

CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: