Lista de concursos previstos para 2017 no Maranhão com mais de 1700 vagas

Compartilhe esta postagem:

Confira a lista de concursos e/ou seletivos previstos para 2017 no Maranhão segundo a previsão de criação e provimento de cargos e empregos que consta no Projeto de Lei Orçamentária Anual 2017 (PLOA 2017), elaborado pelo Governo do Estado do Maranhão e submetido para aprovação pela Assembleia Legislativa.

O PLOA 2017 prevê os gastos com as novas admissões de funcionários, que podem ser feitas através de concurso público e/ou seletivo para contrato temporário. O PLOA não deixa claro qual das duas formas de admissão será usada, podendo ser qualquer uma das duas, porém geralmente predomina a realização de concurso público, pois este requer um gasto vitalício, o que deve ser claramente previsto na Lei Orçamentária. Atualização: O PLOA 2017 foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Maranhão no dia 21 de dezembro de 2016 com a aprovação de todas as vagas para concursos descritas abaixo.

Lista de novos cargos em concursos ou seletivos do Governo do Maranhão para 2017


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

• Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP): 100 novos cargos

• Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC): 150

• Programa Estadual de Proteção do Consumidor (PROCON/MA): 10

Polícia Militar do Maranhão (PMMA): 1.300 – Saiba mais sobre este concurso

• Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (SEGEP): 42

• Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC): 10

• Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (AGED): 100

• Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN): 20

Departamento estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA): 170 – saiba mais sobre este concurso

SEM CONCURSO PARA ÁREA DA SAÚDE

Embora o atual governador Flávio Dino tenha criticado bastante os Sarneys por passar anos sem realizar nenhum concurso para área da saúde, Dino continua no mesmo caminho. Conforme pode ser visto na tabela do PLOA 2017, não há previsão de concurso para área da saúde.

APOSTILAS e como devo estudar para estes concursos?

Apostila para Concurso da Polícia Militar do Maranhão PM-MA

Conforme pode ser visto na imagem do print acima, que mostra a página do PLOA com a previsão de criação desses cargos, não há uma especificação exata dos nomes dos cargos, apenas a quantidade de vagas e o órgão que se destinam.

Por exemplo, para a SSP são 100 cargos, que podem ser distribuídas para Delegado ou Agente de Polícia Civil, ou Escrivão, etc. Já para a Polícia Militar do Maranhão (PmMA) são previstos 1.300 cargos, que podem ser distribuídos entre Soldado PM Combatente ou Soldado PM Músico ou Soldado do Corpo de Bombeiros.

Apostila de Língua Portuguesa para Concursos

As disciplinas mais comuns e que caem na maioria dos concurso público são: Língua Portuguesa (presente em todos os concursos), Informática e Raciocínio Lógico. Clique nos banners/links dessa matéria e veja sugestões de apostilas para começar a estudar para estes e outros concursos.

APOSTILA para o concurso da Polícia Militar do Maranhão

APOSTILAS para concursos: Língua Portuguesa, Matemática, Informática, Raciocínio Lógico, Direito (Administrativo, Penal, Civil…)

Bolsas de Estudo em cursos de Graduação e Pós-graduação

Embora estes concursos não tenham uma data exata específica para serem realizados, como todo concurso, a concorrência será altíssima, com a participação de concurseiros de todo Brasil. Por isso quem começar a estudar primeiro já poderá levar vantagem sobre aqueles concurseiros incautos que começam a estudar somente quando o edital é publicado.

Download do edital e provas com gabarito do último concurso das Polícias Militar e Civil do Maranhão

Qual a data em que estes concursos ou seletivos serão realizados no Maranhão em 2017?

Impossível afirmar data específica. O PLOA 2017 apenas prever os gastos com a criação de novas vagas, mas não prever nenhuma data e nem tão pouco garante que serão realizados em 2017. Isso porque a realização destes certames depende exclusivamente da vontade do Governo do Maranhão, que pode realizar em 2017, ou não, ou deixar para fazer somente em 2018 de olho nas eleições ou… até mesmo nunca.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Unknown disse:

    Amigo continue com esse blog, o melhor do Maranhão quando se fala de concursos públicos.