domingo, 20 de novembro de 2016

Lista de concursos previstos para 2017 no Maranhão com mais de 1700 vagas

Confira a lista de concursos e/ou seletivos previstos para 2017 no Maranhão segundo a previsão de criação e provimento de cargos e empregos que consta no Projeto de Lei Orçamentária Anual 2017 (PLOA 2017), elaborado pelo Governo do Estado do Maranhão e submetido para aprovação pela Assembleia Legislativa.


O PLOA 2017 prevê os gastos com as novas admissões de funcionários, que podem ser feitas através de concurso público e/ou seletivo para contrato temporário. O PLOA não deixa claro qual das duas formas de admissão será usada, podendo ser qualquer uma das duas, porém geralmente predomina a realização de concurso público, pois este requer um gasto vitalício, o que deve ser claramente previsto na Lei Orçamentária.

Lista de novos cargos em concursos ou seletivos do Governo do Maranhão para 2017

• Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP): 100 novos cargos
• Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC): 150
• Programa Estadual de Proteção do Consumidor (PROCON/MA): 10
• Polícia Militar do Maranhão (PMMA): 1.300
• Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (SEGEP): 42
• Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC): 10
• Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (AGED): 100
• Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN): 20

SEM CONCURSO PARA ÁREA DA SAÚDE
Embora o atual governador Flávio Dino tenha criticado bastante os Sarneys por passar anos sem realizar nenhum concurso para área da saúde, Dino continua no mesmo caminho. Conforme pode ser visto na tabela do PLOA 2017, não há previsão de concurso para área da saúde.

Página do PLOA 2017 do Maranhão com a descrição de gastos com os novos cargos criados

APOSTILAS e como devo estudar para estes concursos?

Apostila para Concurso da Polícia Militar do Maranhão PM-MA
Conforme pode ser visto na imagem do print acima, que mostra a página do PLOA com a previsão de criação desses cargos, não há uma especificação exata dos nomes dos cargos, apenas a quantidade de vagas e o órgão que se destinam.

Por exemplo, para a SSP são 100 cargos, que podem ser distribuídas para Delegado ou Agente de Polícia Civil, ou Escrivão, etc. Já para a Polícia Militar do Maranhão (PmMA) são previstos 1.300 cargos, que podem ser distribuídos entre Soldado PM Combatente ou Soldado PM Músico ou Soldado do Corpo de Bombeiros.
Apostila de Língua Portuguesa para Concursos

As disciplinas mais comuns e que caem na maioria dos concurso público são: Língua Portuguesa (presente em todos os concursos), Informática e Raciocínio Lógico. Clique nos banners dessa matéria e veja sugestões de apostilas para começar a estudar para estes e outros concursos.

Embora estes concursos não tenham uma data exata específica para serem realizados, como todo concurso, a concorrência será altíssima, com a participação de concurseiros de todo Brasil. Por isso quem começar a estudar primeiro já poderá levar vantagem sobre aqueles concurseiros incautos que começam a estudar somente quando o edital é publicado.

Download do edital e provas com gabarito do último concurso das Polícias Militar e Civil do Maranhão

Qual a data em que estes concursos ou seletivos serão realizados no Maranhão em 2017?

Impossível afirmar data específica. O PLOA 2017 apenas prever os gastos com a criação de novas vagas, mas não prever nenhuma data e nem tão pouco garante que serão realizados em 2017. Isso porque a realização destes certames depende exclusivamente da vontade do Governo do Maranhão, que pode realizar em 2017, ou não, ou deixar para fazer somente em 2018 de olho nas eleições ou... até mesmo nunca.
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: