quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Edital e inscrições do seletivo 2017 do IEMA para cursos técnicos integrados ao ensino médio em tempo integral com mais de mil vagas

Edital e inscrições do seletivo 2017 para cursos técnicos integrados ao ensino médio e em tempo integral no IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) com a oferta de mais de mil vagas distribuídas nas cidades Axixá, Coroatá, São José de Ribamar, Timon, São Luís, Bacabeira e Pindaré Mirim.

As inscrições podem ser feitas no período de 30 de novembro a 20 de dezembro de 2016 somente pela internet, no link mais abaixo. Não será cobrada taxa de inscrição. Para quem não possui computador, smartphone ou internet em casa, será disponibilizado computadores nas unidades do IEMA onde os cursos serão oferecidos.


QUEM PODE SE INSCREVER

As vagas são destinadas para jovens de 14 anos (completos) a 17 anos – completados até 25 de maio de 2017, conforme lei nº 9.394/1996 (LDB), que já concluíram ou estão cursando, em 2016, o 9º ano do Ensino Fundamental em estabelecimentos de ensino devidamente legalizados. Quem já tem idade de 18 anos ou mais não pode participar.

COMO SERÁ A SELEÇÃO

A ordem de classificação do candidato levará em consideração a proximidade da residência do aluno à unidade plena escolhida e a avaliação do desempenho em língua portuguesa e matemática no 8º ano do ensino fundamental. Em caso de empate serão considerados como critério de desempate a maior média em língua portuguesa, maior média em matemática e maio idade, respectivamente.

Qualquer pessoa dentro da faixa etária acima, que more em qualquer cidade do Maranhão poderá se inscrever. Mas deve levar em consideração o critério de seleção já explicado acima: quem morar mais próximo do IEMA, melhor será a posição de classificação; quem morar mais longe, pior será a classificação. NÃO coloque um endereço falso próximo ao IEMA para ser favorecido na classificação, no ato da matrícula terá que apresentar comprovante de residência do local que cadastrou na inscrição.

Os jovens da rede pública de ensino serão priorizados. A cota de 80% das vagas são para estudantes egressos de escolas públicas, 5% para pessoas com deficiência e 15% para ampla concorrência (alunos de escolas particulares, etc).

O QUE É CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Integrado quer dizer junto, misturado. Nesse sentido, o estudante concluirá simultaneamente o curso técnico e o ensino médio, por isso a denominação de curso técnico integrado ao ensino médio. A duração total é de três anos.

O QUE É A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO IEMA

No contexto da educação, de forma simplificada, Integral significa o tempo todo, o dia todo, com atividades de estudo e lazer. Os alunos deverão ter total disponibilidade para as aulas de segunda a sexta-feira, com a jornada escolar em tempo integral de 10 horas por dia, das 7hs da manhã até às 17hs. Refeições e descanso serão feitos na própria escola.

LISTA DE CURSOS E VAGAS OFERECIDOS

• Axixá: Técnico de Cooperativismo (40 vagas), Técnico em Eletrotécnica (40), Técnico em Agricultura Orgânica (40) e Técnico em Informática (manutenção e redes) (40).

• Coroatá: Técnico em Agricultura Orgânica (40), Técnico em Cooperativismo (40), Técnico em Avicultura (40) e Técnico em Informática (manutenção e rede) (40).

• São José de Ribamar: Técnico em Eletromecânica (40), Técnico em Guia de turismo (40), Técnico em Agricultura Orgânica (40) e Técnico em Informática (manutenção e rede) (40).

• Timon: Técnico em Equipamentos Biomédicos (40), Técnico em Informática Biomédica (40), Técnico em Logística (40) e Técnico em Serviços Jurídicos (40).

• Bacabeira: Técnico em Administração (70), Técnico em Logística (35) e Técnico em Mineração (35).

• Pindaré-Mirim: Técnicos em Agropecuária (35), Técnico em Recursos Pesqueiro (35) e Técnico em Serviços Jurídicos (60).

• São Luís: Técnico em Eventos (35), Técnico em Informática (35), Técnico em Meio Ambiente (35) e Técnico em Serviço Jurídico (35).

EDITAL do seletivo 2017 do IEMA para cursos técnicos integrados ao ensino médio em tempo integral

INSCRIÇÕES ON LINE e ACOMPANHAMENTO DO SELETIVO

► RESULTADO - Aguarde, janeiro de 2017...

COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: