segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Pedido de isenção da taxa de inscrição do seletivo 2017 do IFMA para cursos técnicos com mais de 5 mil vagas em 24 cidades do Maranhão

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) começou a receber o pedido de isenção da taxa de inscrição do processo seletivo 2017 para ingresso nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, nas modalidades integrada, concomitante e subsequente. O pedido pode ser feito no período de 22 de agosto a 05 de setembro de 2016.

► COMPARTILHE NO FACEBOOK
► COMPARTILHE VIA WHATSAPP

Estão sendo oferecidas 5.980 vagas distribuídas em 24 cidades: Açailândia, Alcântara, Barreirinhas, Bacabal, Barra do Corda, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Pedreiras, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, Porto Franco, Rosário, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís, Timon, Viana e Zé Doca.


QUEM PODE PEDIR ISENÇÃO

Para pedir isenção da taxa do seletivo 2017 do IFMA, o candidato precisa se enquadrar na situação a seguir:

• Está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico (Bolsa Família, PETI) e que tenha perfil de renda de até meio salário mínimo per capita (por pessoa) ou renda familiar total de até três salários mínimos;
• E for membro de família de baixa renda.

COMO PEDIR A ISENÇÃO

Para pedir a isenção, o candidato deve escolher uma das duas formas abaixo:

• Preencher o Formulário Eletrônico de Solicitação de Isenção disponível no link mais abaixo;
• Ou comparecer presencialmente num dos campi do IFMA e preencher à mão e entregar o Formulário de Solicitação de Isenção que está nas página 45 a 47 do edital. O endereço de cada um dos campi do IFMA está na página 15 do edital.

DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES EXIGIDOS PARA PEDIR A ISENÇÃO

a) Número do CPF e RG do Candidato;
b) Número de Identificação Social (NIS);
c) A cidade de realização da Prova;
d) O Campus do IFMA (cidade) em que deseja realizar o curso;
e) Escolher a Forma de Educação Profissional a que vai concorrer (Integrada ou Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio);
g) Escolher o Curso a que deseja concorrer;
h) Escolher o Sistema de cotas que deseja concorrer.
ATENÇÃO: para preencher as informações solicitadas nas letras C a H acima, consulte atentamente o quadro de vagas no edital (link abaixo), para não preencher errado e ter a certeza que está escolhendo o curso desejado na cidade certa.

NÃO SEI O NÚMERO DO NIS, O QUE FAZER?

Todas as pessoas de baixa renda que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), possuem NIS. O número geralmente está impresso no cartão do benefício social que a família participa. Caso tenha dificuldade para identificar esse número, procure a Secretaria de Ação Social da sua cidade para se informar sobre seu NIS correto.

ATENÇÃO: VOCÊ REALMENTE É DE BAIXA RENDA?

Antes de fazer o pedido de isenção, certifique-se de que você realmente é de baixa renda. Posteriormente, caso seja aprovado no seletivo, a qualquer momento poderá ser solicitado que comprove as informações fornecidas no momento do preenchimento do formulário. Caso não comprove, poderá perder a vaga e sofrer as penalidades previstas na legislação por fornecer informações falsas. Veja mais abaixo que o valor da taxa de inscrição é bem pequena, se você realmente não se enquadra, não vale a pena tentar burlar o sistema. Essa recomendação também vale para quem pretende concorrer pelo sistema de cotas.

POR QUE O CURSO QUE QUERO NÃO APARECE NO SISTEMA DE INSCRIÇÃO ON LINE?

No ato da sua inscrição, o sistema vai listar para você somente os cursos disponíveis de acordo com a sua escolaridade que você informou ao preencher seus dados pessoais: quem já cursou ou está cursando o ensino fundamental, pode se inscrever somente em cursos da forma integrada; quem está cursando 1º ou 2º ano do ensino médio, pode se inscrever somente em cursos da forma concomitante; quem está cursando 3º ano ou já terminou o ensino médio, pode se inscrever somente em cursos da forma subsequente.

Por isso, veja antes a lista de cursos (link abaixo), verifique atentamente o curso desejado e sua respectiva forma. Se for preencher o pedido de solicitação de isenção para entregar pessoalmente no IFMA, preste atenção também nesses detalhes para não se inscrever um curso incompatível com sua escolaridade.

RESULTADO DO PEDIDO DE ISENÇÃO

A relação dos candidatos que ganharem a isenção da taxa de inscrição está prevista para ser publicada em reportagem aqui no Portal Castro Digital no dia 06 de setembro de 2016.

NÃO ME ENQUADRO PARA PEDIR ISENÇÃO OU NÃO GANHEI ISENÇÃO, O QUE FAZER?

Os candidatos que não ganharem isenção, ou os que não se enquadram nas regras para pedir isenção, poderão se inscrever normalmente no seletivo, pagando a taxa de inscrição no valor de R$ 20, no período de 06 a 26 de setembro de 2016.

LINKS PARA ACESSO DOS CANDIDATOS

Clique aqui para preencher on line o PEDIDO DE ISENÇÃO da taxa de inscrição do seletivo 2017 do IFMA

Link para o sistema de formulário do IFMA

EDITAL e LISTA DE CURSOS do seletivo 2017 do IFMA

Link para reportagem com o edital completo, lista de cursos, calendário de datas e demais informações

COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: