quinta-feira, 26 de maio de 2016

Morre Papete, cantor e compositor de Bacabal - MA

O cantor Papete, de Bacabal - MA, faleceu na madrugada desta quinta-feira (26) em São Paulo. Papete é o nome artístico de José Ribamar Viana, um dos artistas mais famosos de Bacabal, embora muitos jovens talvez nunca tenha ouvido falar dele. Continue lendo para saber um pouco mais sobre a trajetória e a causa da morte.

► COMPARTILHE NO FACEBOOK
► COMPARTILHE VIA WHATSAPP

Nascido no dia 8 de novembro de 1947, além de cantor, compositor, é percussionista consagrado internacionalmente e engenheiro ambiental. Papete morava em São Paulo já há alguns anos. Papete era atração do extinto Arraial da Mirante FM de Bacabal (décadas de 80 e 90) e, mais recentemente, do Arraial do SESI de Bacabal, onde todos os anos era a atração principal.



"2015 foi seu último São João no SESI de Bacabal. Cumprimos a nossa promessa de que você cantaria no nosso tradicional arraial enquanto vivesse... Ainda tentei te trazer esse ano, mas quando ouvi tua voz pela ultima vez ao telefone dizendo: 'Maria, não tem como cantar...', senti que era despedida. Vai com Deus meu amigo Papete Viana. Sua voz nunca se calará em nossos corações!", escreveu Maria Magna em uma rede social, atual diretora do SESI de Bacabal.

Nos anos de 1982, 1984 e 1987 Papete foi eleito um dos três melhores percussionistas do mundo quando participou do Festival de Jazz de Montreux na Suíça. Também acompanhou o músico italiano Angelo Branduardi na década de 80. Se apresentou com o saxofonista japonês Sadao Watanabe, com Toquinho e Vinicius, e posteriormente com Toquinho por treze anos fazendo mais de mil apresentações em mais de vinte países.

Trabalhou com os maiores artistas da MPB, como Paulinho da Viola, Miucha, Chico Buarque, Sá e Guarabira, Almir Sater, Rita Lee, Diana Pequeno, Renato Teixeira, Martinho da Vila, dentre outros. É o único artista maranhense a ter um show exclusivo com repertório voltado à cultura de seu Estado, com músicas de Bumba-meu-boi e/ou de São João.

Em fevereiro deste ano de 2016 ele foi diagnosticado com câncer de próstata. Desde então foi submetido a internações e tratamento médico. Devido a isso, posteriormente ficou impossibilitado de realizar shows. Ele faleceu internado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Como último desejo, seu corpo será levado para São Luis - MA. Para você que é jovem, veja no vídeo abaixo uma das músicas mais conhecidas executadas por Papete.

O corpo chegará na capital maranhense na madrugada desta sexta (27) e será velado na Casa do Maranhão (Praia Grande). O corpo será cremado no final da tarde de sexta.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: