Edital do vestibular da UEMA – PAES 2016 – Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da Universidade Estadual do Maranhão

Compartilhe esta postagem:

O edital para o vestibular PAES 2016 – Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) foi publicado nesta segunda-feira (13). Estão sendo oferecidas 3.829 vagas em cursos superiores presenciais de licenciatura, bacharelado e formação de oficiais, distribuídos em 21 cidades do Maranhão.

► COMPARTILHE NO FACEBOOK

► COMPARTILHE VIA WHATSAPP

Veja mais abaixo o quadro com a lista de cursos e vagas por cidade.

O período de inscrição é de 20 de julho a 21 de agosto de 2015, somente pela internet, no link mais abaixo. Pode se inscrever quem já concluiu o ensino médio ou está cursando o terceiro ano em 2015. A taxa de inscrição no valor de R$ 75 pode ser paga através de boleto bancário até o dia 24 de agosto de 2015.

Quem ganhou isenção não precisa pagar a taxa, no entanto, ganhar a isenção não significa que está inscrito no vestibular, o candidato isento deve se inscrever normalmente no PAES 2016 segundo os procedimentos do edital, acessando o sistema, escolhendo o curso e a cidade de prova, a diferença é que não precisa pagar nenhuma taxa.

Os candidatos ao Curso de Formação de Oficiais (CFO) devem consultar as regras específicas para este tipo de curso. Para CFO da Polícia Militar do Maranhão, as regras estão no Anexo A, a partir da página 52 do edital; Para CFO do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão as regras estão no Anexo B, a partir da página 72 do edital.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A UEMA modificou a forma de aplicação das provas do PAES 2016, conforme já descrito em reportagem anterior. As provas serão realizadas nas seguintes datas, horários e formas:

• 1º dia de prova: 08 de novembro de 2015 (domingo), no horário das 13h às 18h. O candidato responderá 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Linguagem, Códigos e suas tecnologias, 20 de Ciências Humanas e suas tecnologias e 20 de Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

• 2º dia de prova: 09 de novembro de 2015 (segunda-feira), no horário das 13h às 18h. Serão aplicadas as provas analítico-discursivas das disciplinas específicas de cada curso com total de 12 questões, sendo 6 para cada disciplina, e mais a prova de produção textual (redação).

A lista de conteúdo a ser estudado para as provas do primeiro e segundo dia, de todas as disciplinas e cursos, está no Apêndice G, página 38 do edital. A listagem com as duas disciplinas específicas do segundo dia de prova de cada curso está no Apêndice C, página 26 do edital.

As cidades de realização das provas são: São Luís, Caxias, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto, Barra do Corda, Codó e Coroatá. O candidato pode concorrer para um curso ofertado numa cidade, mas fazer a prova em outra cidade onde mora ou mais perto de sua casa.

APOSTILA para vestibulares em geral e ENEM

APOSTILA para vestibulares em geral e ENEM, obtenha a sua no banner ao lado ►

CONTEÚDO: mais de 700 páginas com conteúdos das quatro áreas: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.!

O resultado do vestibular da UEMA – PAES 2016 está previsto para ser divulgado em qualquer dia na primeira quinzena de janeiro de 2016, sem data exata.

QUADRO COM LISTA DE CURSOS E VAGAS POR CIDADE

LEGENDA:

U = vagas universais para qualquer pessoa;
E1 = vagas da cota para pessoas negras e/ou indígenas;
E2 = vagas da cota para pessoas com deficiência;
1º/2016 = início do curso no primeiro semestre de 2016, ou seja, começo do ano;
2º/2016 = início do curso no segundo semestre de 2016, ou seja, meio do ano.

LINKS PARA ACESSO DOS CANDIDATOS

Clique aqui para acessar o EDITAL completo do vestibular da UEMA – PAES 2016

RETIFICAÇÃO de edital

RETIFICAÇÃO de edital 2

RETIFICAÇÃO de edital 3

COMUNICADO sobre CFO

INSCRIÇÕES para o PAES 2016 – reportagem sobre os procedimentos de inscrição e com link para fazer a sua on line

Obras literárias para o vestibular da UEMA – PAES 2016

Lista de isentos da taxa de inscrição para o vestibular da UEMA – PAES 2016

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

12 Comentários

  1. Unknown disse:

    Sou de bacabal caso passar posso optar ser policial em bacabal ?

  2. Raimundo de Castro disse:

    Provavelmente não.

  3. Unknown disse:

    Não consigo acessar o site da inscrição, porque?

  4. Raimundo de Castro disse:

    Provavelmente sistema congestionado, continue tentando depois.

  5. Unknown disse:

    CASTRO DEPOIS DE FAZER A INSCRIÇÃO DO VESTIBULAR, O QUE MAIS DEVO FAZER?

  6. Raimundo de Castro disse:

    Pague a inscrição e estude para a prova.

  7. Unknown disse:

    DEVO APRESENTAR A FOLHA DE INSCRIÇÃO NA UEMA?OU SO NO DIA DA PROVA

  8. Raimundo de Castro disse:

    Só no dia da prova, vai levar a confirmação de inscrição, que poderá imprimir na data expressa no calendário de eventos, em matéria a ser publicada aqui no site.

  9. Raimundo de Castro disse:

    Entre em contato diretamente com a UEMA pelo telefone 98 3245-1102 ou e-mail: [email protected].

  10. Unknown disse:

    quando estara disponivel a confirmacao de inscricao??Pois segundo o edital sera apartir do dia 26 de outubro e hoje ja e 27 e ate agora nada.

  11. Raimundo de Castro disse:

    Local de prova já disponível no link -> Local de prova do vestibular da UEMA – PAES 2016 para o 1º e 2º dia e impressão do cartão de confirmação de inscrição