Inscrições para o Programa CNH Jovem 2015 do Governo do Maranhão e Detran-MA que oferece Carteiras Nacionais de Habilitação grátis

Compartilhe esta postagem:

O Governo do Maranhão, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), publicou a portaria 503/2015 com os critérios, procedimentos e o calendário geral para inscrições e seleção no Programa CNH Jovem que nesta primeira etapa de 2015 vai oferecer o total de 2 mil Carteiras Nacionais de Habilitação totalmente grátis.

► COMPARTILHE NO FACEBOOK

► COMPARTILHE VIA WHATSAPP

O programa cria oportunidades para que jovens, de posse da CNH, ingressem no mercado de trabalho, e estimula a participação dos estudantes de escolas públicas nos estudos. O programa tem ainda importância para o trânsito e a formação de bons condutores.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Pode se inscrever quem tem idade entre 18 e 21 anos e que tenha estudado as três séries do Ensino Médio em escolas da rede pública situadas no Maranhão e OBRIGATORIAMENTE tenha feito o ENEM 2014. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir do dia 1º de julho de 2015, somente pela internet, no link mais abaixo.

A seleção será feita de duas formas:
• Metade das vagas (1000) será destinada para estudantes que fizeram a prova do ENEM 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio). Dentre os inscritos, quem tiver as melhores pontuações ganhará a vaga.
• A outra metade das vagas (1000) serão distribuídas através de sorteio pelo sistema da Loteria Federal da Caixa Econômica Federal. Mesmo nesta opção, o candidato OBRIGATORIAMENTE deve ter feito o ENEM 2014. Veja atualização mais abaixo.

A previsão de divulgação do resultado, com as listas de estudantes selecionados, é dia 12 de agosto. Após a divulgação do resultado, os dois mil selecionados (pela nota do Enem e por sorteio) terão de 20 de agosto a 30 de setembro para comparecerem à sede do Detran, em São Luís, ou a um dos postos avançados, ou em uma das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), munidos dos documentos exigidos no programa, para a abertura do Cadastro Renach, momento em que será feita a opção pela categoria da Permissão para Dirigir que, pelo programa, o estudante pode escolher categoria A ou categoria B ou categoria AB.

A matrícula gratuita no curso de formação teórico e prático ficará a cargo de cada beneficiário do Programa, que poderá escolher, livremente, dentre os Cursos de Formação de Condutor credenciados no Detran.

LISTA DE CIDADES COM AUTO ESCOLAS ONDE O CANDIDATO PODERÁ FAZER O CURSO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES

Após ser selecionado, para tirar sua CNH, mesmo que o candidato more em outra cidade, poderá escolher para se matricular uma das auto escolas cadastradas no programa nas seguintes cidades: Alto Alegre do Maranhão, Açailândia, Bacabal, Bom Jesus das Selvas, Axixá, Codó, Caxias, São José de Ribamar, São Luis, Araioses, Pinheiro, Cantanhede, Totóia, Pedreiras, Timon, Trizidela do Vale, Santa Luzia do Paruá, Carutapera, Zé Doca, São Bento, Espeantinopólis, Colinas, Coelho Neto, Paço do Lumiar, Presidente Dutra, Dom Pedro, São Domingos do Maranhão, Poção de Pedras, Santo Antonio dos Lopes, Santa Rita, Barreirinhas, Imperatriz, Barra do Corda, Turilândia, São João dos Patos, Cidelândia, Buriticupu, Santa Inês, Coroatá, Vitória do Mearim, Maracaçumé, Pinheiro, Pindaré-mirim, Porto franco e Chapadinha.

CALENDÁRIO DO PROGRAMA CNH JOVEM 2015

• Período de inscrições: das 8h do dia 1º de julho até as 23h59 do dia 31 de julho;
• Divulgação da lista de selecionados: 12 de agosto;
• Período para matrículas: 20 de agosto a 30 de setembro.

INSCRIÇÕES on line para o Programa CNH Jovem

Recuperar número de inscrição e senha do ENEM 2014

ATUALIZAÇÃO: OBRIGATORIAMENTE O CANDIDATO DEVE TER FEITO A PROVA DO ENEM 2014

Alguns candidatos entraram em contato com o Portal Castro Digital reclamando que não estavam conseguindo se inscrever por não ter feito o ENEM 2014. Nesse caso, esses candidatos queriam participar do sorteio pela Loteria Federal. O Portal Castro Digital entrou em contato com o DETRAN/MA que enviou a seguinte nota como resposta:

“O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informa que de acordo com a Lei e Portaria que regulamentam o programa CNH Jovem, ter feito o Enem 2014 é um dos pré-requisitos para inscrição no programa. Logo, a exigência do número de inscrição no Enem está em pleno acordo às pré-condições para ter acesso ao programa.”

Portanto meus jovens, para se inscrever no CNH Jovem, seja para concorrer pela nota do ENEM ou pelo sorteio da Loteria Federal, é obrigatório ter feito o ENEM 2014.

RESULTADO – Matéria com as listas de classificados publicada em 12 de agosto de 2015

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

9 Comentários

  1. Unknown disse:

    ótima oportunidade!!!!!!!!!!!!

  2. Anônimo disse:

    Boa noite! Tentei fazer a inscrição do cnh jovem, mas não consegui concluir porque o campo sobre enem está em branco, porque não fiz ano passado, e no site diz, que é obrigatório o preenchimento, sendo assim, não consigo concluir minha inscrição, como faço?!

  3. Raimundo de Castro disse:

    A matéria foi atualizada com esclarecimentos sobre isso, acesse e confira novamente.

  4. weslem disse:

    na parte de dados adicionais na parte da senha..toda senha q coloco da erro
    uq faço

  5. Unknown disse:

    eh uma otima oportunidade para o jovem maranhense… mas nao achei digno o limite de ate 21 anos… afinal, jovem eh ate os 29 anos, mesmo assim, ate a faixa dos 25 anos estaria bom… castro digital poderia me dizer por que foi definido esse limite de 21 anos???

  6. Claudia disse:

    Hoje to so no aguardo da seleção dos contemplados. Torcendo pelo filhote.

  7. Claudia disse:

    Agora so no aguardo da publicação do resultado da seleção. Torcendo pelo filhote

  8. Unknown disse:

    To na expectativa…. boa sorte pra quem se inscreveu!

  9. Unknown disse:

    ONDE POSSO TIRAR MINHA CNH SOU DE JAGUARIUNA SP