segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Deputado Roberto Costa realiza evento pão e circo em Bacabal no natal 2014

O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) e seus aliados políticos realizaram mais um evento pão e circo em Bacabal neste domingo (21) em comemoração ao natal 2014. A exemplo de outros eventos pão e circo que ele já realizou em Bacabal, mais uma vez a população carente aderiu e compareceu em massa.

Compartilhe no Facebook


Junto com Roberto Costa, reeleito em 2014, participaram também seus aliados políticos, o senador João Alberto de Sousa e seu filho João Marcelo, eleito deputado federal pela primeira vez nas eleições 2014.


Eles distribuíram mais de 4 mil cestas básicas de alimentação e fizeram sorteios de aparelhos eletrodomésticos como televisões, geladeiras e fogões.

Roberto Costa foi o deputado estadual mais votado em Bacabal nas eleições 2014, não por ter trazido algum benefício relevante para a cidade, mas sim por ter o controle da máquina pública estadual no município e região. O deputado João Marcelo é um ilustre desconhecido que só se elegeu por causa do pai.

Infelizmente é assim que agem muitos políticos. Em vez de lutar para proporcionar benefícios relevantes e permanentes para a população, como geração de emprego e renda, melhores condições de educação e tratamento de saúde, dentre outros que podem dar uma melhor qualidade de vida para o povo, eles fazem festa com distribuição de prêmios que proporcionam uma felicidade apenas momentânea.



O QUE É A POLÍTICA PÃO E CIRCO?

A política do Pão e circo (panem et circenses, no original em Latim) como ficou conhecida, era o modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio.

Com o crescimento do Império Romano, era cada vez mais crescente o número de pessoas que se mudavam para a capital Roma, em busca de melhores condições, lá chegando, se estabeleciam na periferia da cidade.

Como acontece até hoje em qualquer parte do mundo, pessoas humildes e de poucas condições financeiras que moravam em habitações com conforto mínimo, espaço reduzido, de pouco ou nenhum saneamento básico, e que eram exploradas em empregos de muito trabalho braçal e pouco retorno financeiro.

Esses ingredientes, em qualquer sociedade são perfeitos para detonarem revoltas sociais de grandes dimensões. Os imperadores, assim como os políticos de hoje, não estavam nem um pouco preocupados em resolver esses problemas, em vez disso os imperadores optaram por uma solução paliativa, que envolvia a distribuição de cereais, e a promoção de vários eventos para entreter e distrair o povo dos problemas mais sérios na fundação da sociedade romana.

Basicamente, estes "presentes" ao povo romano garantia que a plebe não morresse de fome e tampouco de aborrecimento. A vantagem de tal prática era que, ao mesmo tempo em que a população ficava contente e apaziguada, a popularidade do imperador entre os mais humildes ficava consolidada.

Como podem ver, a prática política desde a antiguidade aos tempos atuais não mudou muito.
______________________________
Conceito da Política Pão e Circo obtido no site InfoEscola.
Fotos: reprodução do Blog do Sérgio Matias.

Fique por dentro das notícias e novidades de Bacabal - MA, curta a página de fãs da cidade no Facebook ->

E participe também do grupo da cidade de Bacabal - MA no Facebook acessando
o link -> Facebook.com/groups/Bacabal - MA


COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

2 comentários:

  1. Herança antiga, eles aprenderam direitinho a lição. Pena que o povo não enxerga.

    ResponderExcluir
  2. Bacabal vai sair das mãos de uma "Raposa" e vai cair nas mãos de um "Leão" lembrando o circo romano.

    ResponderExcluir