Índios cortam cabo da Oi e deixam MA sem internet e telefone

Compartilhe esta postagem:

Um cabo de fibra óptica da Oi, empresa de telefonia e internet, que passa na aldeia Guajajara em Bom Jardim – MA, foi cortado pelos índios na manhã desta terça-feira (25). O Maranhão ficou sem internet e sem telefone fixo e móvel durante cerca de seis horas.

Compartilhe no Facebook

Os índios cavaram até encontrar o cabo e resolveram quebrá-lo em forma de protesto na cobrança de melhorias prometidas pela empresa em junho de 2013 mas que nunca foram cumpridas. Eles também se apoderaram de dois carros da empresa para fazer uma série de reivindicações. Os funcionários foram liberados.

A cidade de Bom Jardim fica às margens da BR-316, a cerca de 275 Km da capital São Luis. A região possui vários aldeias indígenas, chamada de Terra Indígena Pindaré, O protesto reuniu diversas aldeias.

Entre as exigências deles estão um orelhão com cabine padronizada e que faça ligações 0800, salas de computação equipadas com internet de graça, ampliação e reforma do posto de saúde da aldeia Areão e, ainda, a construção de um posto de saúde para as aldeias Tabocal e Novo Planeta.

A Oi conseguiu restabelecer o cabo no meio da tarde desta terça com a promessa de atender as reivindicações dos índios. Mas é certo que, conforme prometeram os indígenas, caso não cumpram a promessa, certamente qualquer dia eles quebrarão o cabo novamente, deixando o Maranhão sem comunicação.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!