Vírus Ebola no Maranhão: “nigeriano contaminado chegou ao estado e morreu”, diz hoax que se espalha pelas redes sociais

Compartilhe esta postagem:

“Um nigeriano contaminado com vírus Ebola chegou ao Maranhão”, é o que diz o texto de uma mensagem que começou a circular na internet a partir de terça-feira (05 de agosto). A mensagem diz ainda que a pessoa foi internada no Hospital Universitário (HU-UFMA) em São Luis, mas morreu por causa da doença. Tal informação deixou muita gente preocupada, mas até que ponto essa mensagem é verdade ou mentira?

Compartilhe no Facebook

A mensagem, que pode ser lida na íntegra na imagem abaixo, está sendo disseminada pelas redes sociais, principalmente pelo WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas para celular.

O texto da mensagem fala ainda que as autoridades estão mantendo segredo sobre o caso e diz que mais pessoas estão contaminadas. No entanto, tal mensagem é apenas mais um “hoax”, ou seja, mensagens com informações falsas que se espalham pela internet com o objetivo de fazer com que as pessoas acreditem e ajudem a espalhar a mentira. O apelo dessas mensagens é que, embora sejam falsas, usam fatos reais que estão em destaque e acontecendo em algum lugar do mundo.

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) informou, por meio de nota, “que não existe nenhum caso de paciente internado na Instituição com o vírus Ebola. Esclarece ainda que a informação divulgada pelas redes sociais é de extrema maldade, com intuito de causar pânico na população”. O secretário de estado da saúde do Maranhão, Ricardo Murad, também informou que não há nenhum registro do vírus Ebola no Maranhão.

Na imagem ao lado, leia a mensagem falsa na íntegra.

Portanto, até a presente data, não existe nenhuma confirmação de pessoas contaminadas com o vírus Ebola no estado do Maranhão e nem em nenhum outro lugar do Brasil. Se você foi mais um dos internautas incautos que acreditou e ajudou a espalhar essa mentira, compartilhe esta notícia para esclarecer os fatos e restaurar sua credibilidade diante de seus contatos.

Leia também:

Vírus Ebola e a eminência de uma provável epidemia mundial em 2014

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!