quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Pacto pelo Ensino Médio no Maranhão acontece em 2014 e 2015, diz Seduc-MA

A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc-MA) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA)realizaram o I Seminário Estadual do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio na terça-feira (26). O evento marca o lançamento da iniciativa no estado e aconteceu no Auditório Central da UFMA, no Campus do Bacanga, na capital São Luis.

Compartilhe no Facebook


Estiveram presentes o secretário de Estado de Educação, Danilo Furtado; o vice-reitor da UFMA, Antônio José Oliveira; o presidente do Conselho Estadual de Educação, José de Ribamar Bastos Ramos; a coordenadora do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Estado, Lindalva Maia Maciel; a presidente da Fundação Sousândrade, Evangelina Noronha; a secretária adjunta de ensino, Leuzinete Pereira; além de técnicos das duas instituições, professores que irão ministrar as capacitações, formadores regionais e gestores e diretores regionais de educação do estado.


O que é o Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio?


O Pacto instituído pelo Ministério da Educação tem o objetivo de contribuir por meio da Formação para o aperfeiçoamento dos professores, promover a valorização, rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e consolidar a escola como espaço privilegiado dos processos de formação continuada.

Com o Pacto, professores e coordenadores pedagógicos de escolas de ensino médio das áreas rural e urbana em efetivo exercício na escola e cadastrada no Censo Escolar/2013 poderão participar de um programa de formação continuada nas diversas áreas.

Como e quando o Pacto vai acontecer no Maranhão?


As formações dos professores do ensino médio acontecerão durante o segundo semestre de 2014, e no primeiro de 2015, com duração de 10 meses. A formação se dará por meio de estudos semanais, de seminários regionais, estaduais e nacionais aos profissionais da rede, com apoio das instituições públicas de ensino superior e suporte financeiro e técnico do MEC.

No Maranhão, o Pacto irá capacitar inicialmente 25 formadores regionais que, por sua vez, irão formar 746 orientadores de estudo. Esses deverão ministrar as formações aos quase 14 mil professores de Ensino Médio no estado.

A coordenação institucional do pacto no Maranhão é composta por representantes do MEC, Seduc, Ufma, União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) no Maranhão, União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e Conselho Estadual de Educação.
_____________________
Com informações da assessoria de comunicação da Seduc-MA.

COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: